Curtas, músicas, poemas, performances e outras expressões artísticas poderão ser submetidas; inscrições vão até o dia 31 de Julho.
As inscrições para o 33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético já estão abertas e seguem até o dia 31 de Julho. Poemas, performances, curtas, músicas e diversos tipos de expressões artísticas podem ser inscritas no evento.
“Os selecionados irão participar do maior e mais longo evento de poesia do país, a 33ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que acontecerá do dia quatro a 12 de Outubro na cidade de Montes Claros-MG”
Afirma o poeta e curador do evento, Aroldo Pereira.
Nesta edição, o Festival tem como tema o Psiu Cinema. Segundo o curador, a alma de Montes Claros é o cinema. Com tantos nomes de cineastas norte-mineiros, como Carlos Alberto Prates Correia, Alberto Graça, Goc, Ferrero, Naval, Vânia Catani, entre outros, o tema busca destacar importância da sétima arte para a região.
Ainda de acordo com Aroldo Pereira, a participação no evento é aberta ao público e o tema dos projetos é livre.
“Este é um evento libertário. Queremos a participação de todos, do mais jovem ao mais renomado poeta e artista dos mais variados setores das artes”.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas por meio da ficha de inscrição, que devem ser preenchias e encaminhadas para o e-mail psiupoetico@gmail.com; pelo correio, endereçado à Praça Dr. Chaves, 32 - Centro, Montes Claros - Cep: 39.400-005; ou no Centro Cultural Hermes de Paula, localizado na Praça Dr. Chaves, 32, Centro de Montes Claros.
Os interessados em participar do evento devem enviar os trabalhos, na íntegra, para um dos endereços citados. Já as apresentações e performances, devem ser encaminhadas as sinopses das mesmas. Para mais informações, acesse o edital do processo de seleção.
33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético
Realizado por 33 anos consecutivos, o 33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético engloba as mais variadas formas e conceitos de artes e tem como sua base fundamental a poesia.
Segundo o Aroldo Pereira, o evento é cultural e social, e busca envolver toda a sociedade norte-mineira em uma ação conjunta de expressões artísticas regionais.
Na programação do Festival, o público contará ainda com palestras voltadas para vestibulandos, onde serão discutidas obras literárias que são cobradas no vestibular da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.
Os participantes deverão levar 1 kg de alimento não perecível, que serão repassados às famílias carentes da região; segundo a organização, esta é uma ação realizada em todas as edições.
Outra atividade realizada em todas as edições é a homenagem a seis poetas. De acordo com Aroldo Pereira, são pessoas que estão contribuindo com o avanço da linguagem poética brasileira.
Nesta 33ª edição, os homenageados ainda serão escolhidos pelos organizadores.
Resultados
As gerações que acompanharam o Psiu Poético puderam revelar grandes nomes da poesia regional. Dentre os muitos talentos estão a poeta, socióloga e atriz Mirna Mendes, o poeta e mestre de Yoga Renilson Durães, o poeta Gabriel Cardoso, além do próprio curador do evento, o poeta Aroldo Pereira, e muitos outros talentos.
Outros artistas de diversos estados diferentes aderiram ao projeto e criaram o Festival em suas respectivas regiões.
“São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília-DF Ouro Preto-MG, São Del Rei-MG, Januária-MG, Bocaiuva-MG e muitas outras cidades já realizaram o evento. Muitas atividades e ações são executadas por meio da comoção de pessoas que participam e assistem o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético"
Completa Aroldo.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável