PESQUISA NESTE SITE:

18 abril 2019

GOIÁS - Moradores do DF e de Goiás dizem ter visto meteoro

As informações foram repassadas à Bramon. Fenômeno foi registrado na Cidade de Goiás, a 300 km do DF, na noite desta Quarta-feira (190417).

              Pelo menos 44 moradores do Distrito Federal, de Goiás, São Paulo e Minas Gerais relataram ter visto um meteoro entre 21:05 e 21:15 horas desta Quarta-feira (190417). 

              As informações foram repassadas à organização Brazilian Meteor Observation Network - Bramon, que monitora esse tipo de fenômeno.

              Populares conseguiram fotografar o clarão, que também foi registrado pela Bramon. Dados mais específicos, como trajetória, ainda estão sendo levantados. Os relatos no DF partiram de áreas diferentes, como Plano Piloto-DF, Guará-DF, Taguatinga-DF, Setor de Indústria e Abastecimento - SIA e Ceilândia-DF (veja mapa abaixo).


              Lauriston Trindade, que participa da organização desde 2015, explica que ocorrências de meteoros são comuns nesta época do ano. Agora, a Bramon pede que aqueles que tiverem imagens do fenômeno compartilhem o relato.

              Um vídeo postado pelo Portal Mais Goiás nas redes sociais e cedido ao Metrópoles pelo diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, mostra o clarão durante procissão na Cidade de Goiás, ou Goiás Velho
              O município goiano fica a 300 km do DF.


“Pelo que conseguimos estimar, baseados nos relatos e neste vídeo, o fenômeno ocorreu no oeste do estado de Goiás. Provavelmente, entre Iporã e Barra do Garças (MT)”
              Disse Zurita

              O astrônomo calcula que o meteoro passou a cerca de 430 km da capital do país. 

“Ele foi visto principalmente de Goiânia e Brasília, isso por que são as regiões mais habitadas”
              Destacou.



Meteoro em Porto Alegre - AQUI


              Outro meteoro riscou o céu do município de Taquara-RS, região metropolitana de Porto Alegre-RS

              O responsável pelo vídeo feito no dia 12 de Abril é o professor Carlos Fernando Jung, engenheiro e diretor-científico da Bramon.

              As imagens foram captadas pela câmera da estação de pesquisa do professor. Segundo cálculos do docente, o meteoro pesava entre 5 kg e 12 kg e entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade maior que 122 km/h.

              O corpo do objeto foi totalmente consumido em sua passagem atmosférica até atingir a altitude de 36.83 km, a cerca de 145 km da costa do Rio Grande do Sul.

              Chamado popularmente de estrela cadente ou fugaz, o meteoro é um fenômeno visível acima de 80 km de altitude e, por isso, pode ser contemplado de tão longe.


                   Com Informações de: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS