Primeiras equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local no fim da tarde. Combate deve se estender pela noite. Motivo do fogo é desconhecido.
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília-DF na tarde deste Domingo (180916). Até as 17:30 horas, as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros ainda tentavam acessar a área de mata fechada, e não havia estimativa de prazo para extinguir as chamas.
A causa do fogo é desconhecida.
De acordo com a corporação, a área queimada fica perto do Regimento de Cavalaria de Guarda do Exército e de um hipermercado. Até as 17:30 horas, não havia relato sobre vítimas ou construções atingidas pelo fogo.
Uma imagem feita pelos bombeiros mostra a extensão da área queimada. No vídeo, é possível ver a fumaça sobre a copa das árvores, em uma região com vegetação densa e alta.
Fogo e seca
A baixa umidade relativa do ar nesta época do ano, na região central do país, favorece a ocorrência de incêndios. No início do mês, o G1 mostrou que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tinha recebido 135 chamados desse tipo em 48 horas.
Entre Janeiro e a primeira semana de Setembro, os incêndios florestais já tinham consumido cerca de 2.300 hectares de vegetação na capital. O número equivale ao triplo da área ocupada pela Região de Águas Claras-DF, por exemplo.
Apesar do número alto, as estatísticas são menores do que em comparação com 2017. No ano passado, houve 4.904 ocorrências e uma área queimada de 6.895,33 hectares.
De acordo com os bombeiros, isso se deve ao volume intenso de chuva que caiu em agosto, o que ajudou a reduzir a quantidade de ocorrências.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas esparsas registradas na última Quinta-feira (180914) e neste Sábado (180915) devem se tornar mais frequentes nas próximas semanas.
Com a volta das nuvens, a expectativa é de que o índice de incêndios diminua até o fim do ano.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável