PESQUISA NESTE SITE:

24 março 2018

JURAMENTO-MG - Projeto realizado com estudantes visa recuperar mata ciliar do Rio Juramento,

Cerca de 50 mudas de Ipês roxos foram plantadas; alunos da Escola Municipal Francelina Santos Lima, de Juramento, participaram da atividade.

                  Cerca de 50 mudas de ipês roxos foram plantadas nesta Quinta-feira (180322), Dia Mundial da Água, nas margens do Rio Juramento, no Norte de Minas
                  De acordo com o presidente do Conselho do Meio Ambiente de Juramento-MG, Diego Bicalho, o objetivo do projeto é realizar a recuperação da mata ciliar do rio.

“A proposta do projeto é fazer do plantio uma vitrine. A ação será realizada com o propósito de recuperar toda mata ciliar do Rio Juramento. A ideia é diminuir o impacto do assoreamento no rio, além de promover a manutenção da flora com árvores do nosso bioma e deixar o local ainda mais bonito, promovendo ainda sombra para usuários”
                  Explicou.

                  O Rio Juramento é um dos responsáveis por manter o nível da barragem da COPASA, que responde pelo abastecimento de cerca de 70% dos imóveis em Montes Claros-MG

                  A barragem conviveu recentemente com um longo período de estiagem. Em setembro de 2017 o local atingiu o nível crítico, com apenas 18,5% da capacidade total. No dia 12 de março, a COPASA afirmou que o volume de chuva que atingiu a região do rio fez o nível da barragem chegar a 37,23%.


Preservação e educação

                  Aproximadamente 40 crianças da Escola Municipal Francelina Santos Lima participaram da atividade. A estudante Keterin Emanuele de Oliveira, de 10 anos, conta que além de fazer uma atividade fora da sala de aula aprendeu sobre a importância de preservar a água. 

“Eu aprendi que nós temos que plantar árvores para preservar as nascentes para garantir a água para o futuro”.

                  Diego Bicalho ainda explica a importância de desenvolver o projeto e ensinar as crianças sobre a preservação da mata ciliar e da água. 

“Nos escolhemos as crianças para fazer esse plantio conosco, porque são elas o nosso futuro. É preciso educar para saber preservar, então no dia de hoje achamos importante fazermos esta ação. É preciso que nossas crianças entendam a importância da mata ciliar para que possamos manter a água em nosso planeta. É muito importante fazer com que elas saibam que a água é sinônimo de vida”
                  Destaca Diego.

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS