PESQUISA NESTE SITE:

03 fevereiro 2018

JAPÃO - Lançamento de menor foguete do mundo, após tentativa fracassada [VÍDEO]

Nave transportava um micro-satélite de 3 kg, destinado a obter imagens da superfície terrestre e desenvolvido pela Universidade de Tóquio.

                 A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão - JAXA lançou neste sábado o menor foguete do mundo com capacidade para colocar em órbita um micro-satélite, após uma tentativa fracassada e vários adiamentos durante o ano passado.
                 O lançamento do foguete de baixo custo, de 52 centímetros de diâmetro e 10 metros de altura, aconteceu às 14:03 horas (horário local, 3:03 de Brasília-DF), a partir do Centro Espacial de Uchinoura, na província de Kagoshima e foi retransmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal no YouTube.

                 A nave espacial de três estágios, uma versão melhorada do modelo de dois estágios SS-520 da JAXA, transportava um micro-satélite de três quilos, destinado a obter imagens da superfície terrestre e desenvolvido pela Universidade de Tóquio.

                 A JAXA lançou em janeiro de 2017 o primeiro destes foguetes, que caiu ao mar logo depois, por conta da vibração durante a decolagem que provocou um curto-circuito, causando a perda de potência na transmissão de dados do aparelho.


                 O lançamento de hoje teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial japonesa para lançar foguetes de baixo custo que permitam colocar em órbita micro-satélite a preços reduzidos, dada a crescente demanda no setor privado.

                 Os satélites de observação meteorológica ou de Defesa em uso são normalmente de grandes dimensões e são encomendados pelo Governo, mas nos últimos anos aumentou o desenvolvimento de dispositivos menores criados por empresas privadas para seu uso no controle do tráfego ou estudo geográfico.


                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS