PESQUISA NESTE SITE:

08 dezembro 2018

UBERLÂNDIA-MG - Operação 'Cordeiro' denunciados por esquema com tráfico de drogas realizavam movimentação milionária

Associação criminosa envolvia cinco pessoas da mesma família e recebia grandes quantidades de comprimidos de outros estados como Rondônia e Goiás.

                  O Ministério Público Estadual - MPE realizou nesta Sexta-feira (181207), em conjunto com a Polícia Militar - PM, uma ação contra uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas em Uberlândia-MG

                  A Operação ''Cordeiro'' denunciou nove pessoas envolvidas em um esquema milionário de venda de drogas que abrange até outros Estados.

                  Conforme o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, foram investigados:

                  Lucas Cordeiro,
                  Thiago Henrique Cordeiro
                  Adriana de Oliveira
                  Thaynara de Oliveira Silva
                  Alexandre de Oliveira
                  Gilson Batista Cassimiro
                  Richard Fernandes da Silva
                  Bruno Alves
                  Matheus Cordeiro

                  Todos eles foram presos, sendo que três deles já estavam detidos.

                  A reportagem tentou durante a tarde desta Sexta-feira contato com as defesas dos investigados. No entanto, nenhuma delas foi localizada até a publicação desta matéria.

Entenda o esquema

                  As investigações contaram com escutas telefônicas e quebra de sigilo bancário para reforçar os elementos probatórios da denúncia do MPE. Os investigados comercializavam na região maconha, haxixe, crack e drogas sintéticas. Thiago, Adriana, Thayara, Alexandre e Lucas, que são familiares, se uniram para cometer os crimes denunciados. 
                  Os demais investigados eram os "braços operacionais" desse grupo.

                  Ainda segundo a investigação, Lucas e Alexandre tinham plenos poderes para decidirem a operacionalização das práticas criminosas e coordenavam a comercialização e distribuição da droga. Lucas focava o tráfico na região sul e Alexandre na região Oeste de Uberlândia
                  A Adriana, que é esposa de Lucas e irmã de Alexandre, era a ligação entre os dois chefes da quadrilha e auxiliava na logística de distribuição das drogas.

                  Já o denunciado Thiago é irmão de Lucas e era o responsável pela distribuição das drogas sintéticas principalmente em bailes funks realizados na cidade. O grupo recebia grandes quantidades de comprimidos de outros estados como Rondônia e Goiás.

                  Já o denunciado Matheus, primo dos irmãos Cordeiro, tinha relevante papel na venda direta de entorpecentes, especialmente drogas sintéticas. Thaynara, companheira do chefe Alexandre, exercia a função de tesoureira da organização criminosa.

                  Os cinco familiares além de movimentarem elevada quantia em dinheiro em uma conta bancária no nome da Thaynara, ocultando a origem dos valores, também dissimulavam o destino do dinheiro vindo do tráfico mediante aquisição de veículos de alto valor de mercado que, geralmente, eram registrados em nome de terceiros.

                  Só entre 2016 e 2017, o Ministério Público conseguiu apurar que a conta registrava um crédito de mais de R$1.100.000,00 e com movimentações bancárias frequentes de grandes valores.

Crimes

Tráfico

                  Segundo as investigações do GAECO de Uberlândia, entre os anos de 2017 e 2018, nos setores sul e oeste da cidade, especialmente no Bairro Tocantins, os denunciados, sob o comando de Lucas e Alexandre, associaram-se para praticar o crime de tráfico de drogas cuja conduta foi exercida mediante emprego de armas de fogo, bem como assumiu caráter interestadual e envolveu a participação de um adolescente.

Associação criminosa e lavagem de dinheiro

                  Consta ainda que Lucas, Alexandre, Thiago, Adriana e Thaynara constituíram e/ou integraram organização criminosa, estruturalmente ordenada, para a prática de diversas infrações penais, com destaque para o porte/posse de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS