Nesta Sexta-feira (181109), devido o grande volume de chuvas no município de Unaí-MG, as águas do Rio Preto vem aumentando muito em seu volume, deixando a população ribeirinha em alerta.
Nos últimos dias, fortes chuvas tem caído na cidade, e principalmente na direção da cabeceira do referido rio, e por este motivo o volume de água tem se elevado muito.
Uma nota em áudio foi emitida por parte do radialista Frank Ádamo, nesta Sexta-feira, alertando e ao mesmo tempo tranquilizando a população em geral sobre o caso, do risco de haver transbordamento do rio e com relação aos procedimentos que devam ser tomado, caso aconteça.
Foi falado também sobre Escolas Municipais.
Leia na íntegra, o conteúdo da Nota
"Consequências das chuvas ocorridas em Unaí e Região.
Na Região PCH Unaí baixo, foram 80 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. Na região da Usina de Queimados choveu mais de 30 mm.
O reservatório da Hidrelétrica de Queimados está com 50% da sua capacidade, considerado ainda baixo; não há previsão para a necessidade de liberação de comportas.
A situação geral no momento está sob controle, informa a defesa civil; no entanto a Defesa Civil aqui do estado de Minas Gerais, emitiu alerta em razão da previsão de muita chuva hoje e amanhã, na cabeceira do Rio Preto.
Como consequência, o nível das águas do Rio Preto, na altura da cidade de Unaí, podem se elevar e até transbordar.
Em razão disso, a Defesa Civil daqui de Unaí, a Prefeitura de Unaí, acionou já um plano de emergência, para situações dessa natureza!
Equipes e caminhões da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e também da Secretaria da Agricultura e serviços Rurais, estão em prontidão, para o caso de ser necessário socorrer famílias, caso haja eventuais transbordamento do Rio Preto.
Carro de som em prontidão, para o caso de serem necessários alertas de remoção à população ribeirinha.
Escolas municipais Jovelmira e Glória Moreira com suas instalações disponíveis, para abrigar desalojados, no caso, se for necessário.
Infra-estrutura do Corpo de Bombeiros, preparada para centralizar eventuais pedidos de remoções e socorros necessários, se caso houver necessidade, é só entrar em contato com o 193.
Equipe da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania preparada para agir, no apoio a eventual existência de famílias desalojadas.
A Equipe da Defesa Civil permanece mobilizada em regime de plantão, monitora a água do Rio Preto, sendo necessária, manterá a população informada com boletins distribuídos aos veículos de imprensa e nas Redes Sociais.
Ao final, a Defesa Civil informa que não é o caso de alarde por parte da população, apesar do aumento das águas do Rio Preto, a situação está sob controle e as equipes prontas para agir, caso haja necessidade.
Defesa Civil de Unaí, 3676-9610 ramal: 9033 (isso no horário comercial); O Plantão da Defesa Civil (anotem caso precisem): 999 062 509.
E em razão das chuvas que caem, sem cessar, aqui na região, estão suspensas (atenção, alunos do PA Curral do Fogo, Escola Padre José de Anchieta), e em Palmeirinha, Escola Municipal Eva Maria Vieira, amanhã, somente amanhã, dia 10 de Novembro, estão suspensas as aulas (em razão das linhas por onde passam os ônibus escolares, que dão acesso à essas escolas), as estradas estão muito prejudicadas em razão das chuvas (atoleiros, pontos de atoleiros).
A Secretaria de Educação - SEMED, por precaução está suspendendo as aulas nestas duas escolas: A Escola Padre José de Anchieta no Curral do Fogo e Eva Maria Vieira em Palmeirinha, somente amanhã, dia 10, são aulas que estão sendo repostas e em razão ai das paralisações no decorrer deste ano.
Então são essas as informações que a gente tem, repito: Não é uma situação de alarde, mas a Defesa Civil está pronta para agir, no caso de uma necessidade".
Frank Ádamo, em Nota, enviada (por áudio), em Redes Sociais.
Unaienses
Jisohde - 181109.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável