Vacinação começa nesta Quinta-feira (181101). Bovinos e bubalinos de 01 dia a 24 meses devem ser vacinados.
Aproximadamente 700.000 cabeças de gados devem receber a vacina contra a febre aftosa no Norte de Minas Gerais, a partir desta Quinta-feira (181101). O dado é da coordenação Regional Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA. A vacinação é obrigatória e o produtor que não imunizar o rebanho ficará sujeito à multa R$81,25 por cabeça.
“O produtor deve adquirir a vacina, em revenda autorizada, e realizar a vacinação, dentro das técnicas que garantem eficácia na imunização dos animais. A maioria dos produtores é capacitada pelo próprio Instituto ou por cursos do SENAR. No Norte de Minas, o rebanho de búfalos não é significativo e representa menos de 0,3%”
Explicou o coordenador regional do IMA, Marco Túlio Pelaquim.
Na última campanha, em Maio deste ano, 98% do rebanho no Norte de Minas foi imunizado. Os outros 2% foram penalizados e fizeram a vacinação obrigatória.
"A vacina é de extrema importância; caso haja registro do vírus no país, todo o agronegócio fica extremamente prejudicado.
Até as exportações de frutas são suspensas”
Reforçou.
A fiscalização do rebanho é feita por amostra e denuncias, e também nas principais propriedades que apresentam riscos, como currais vizinhos a aterros, por exemplo. O produtor deverá comprovar a vacinação do rebanho junto ao IMA até o dia 10 de Dezembro.
Produtores rurais com 150 ou mais bovinos deverão declarar a vacinação por meio do site do IMA - AQUI.
Meta para 2021
A meta do Estado é acabar com a vacinação em 2021 e buscar o reconhecimento junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
“Já somos um Estado livre do vírus. O último registro de febre aftosa ocorreu em 1996. Agora, queremos ser livre e sem a prática da vacina. Com isso, iremos agregar mais valor aos nossos produtos e favorecer a economia”
Explicou.
De acordo com dados divulgados pelo Estado, Minas Gerais possui o segundo maior rebanho nacional de bovinos, com cerca de 23.600.000 de animais.
O que é febre aftosa
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre e, em seguida, provoca o aparecimento de aftas, principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença afeta bovinos, ovinos, suínos e caprinos, sendo causada por um vírus, altamente contagioso, que está presente em grande quantidade na saliva, no leite, nas fezes e até no sangue dos animais contaminados.
O principal efeito da febre aftosa é comercial.
A ocorrência da doença impõe barreiras ao comércio de produtos de origem animal e ainda afeta a abertura de novos mercados.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável