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01 outubro 2018

UNAÍ-MG - Ponte da Rua Dulce Torres está entrando na Etapa final [09]


                A plataforma da ponte que liga os Bairro Politécnica e Bairro Primavera recebeu concreto na última Sexta-feira (180928), Nesta Segunda-feira (181001), começa a construção dos passeios laterais para pedestres e os respectivos corrimãos. A Secretaria Municipal de Obras de Unaí-MG, deve liberar o trânsito para bicicletas e motos ainda esta semana. 
                Para o tráfego de veículos mais pesados, no entanto, somente depois da "cura" do concreto, que demanda prazo de 28 dias.

                No preparo para construir os passeios laterais, a SEMOIT instalará bocas de lobo nas proximidades e manilhas para evitar a retenção de água no encabeçamento da ponte.


Entenda o caso

                Em meados de Novembro do ano passado, equipes da Secretaria Municipal de Obras e do SAAE foram chamadas ao local, porque um tubo de água havia se rompido debaixo da ponte. Constatou-se que o rompimento do tubo, que funciona sob alta pressão, deveu-se ao movimento na estrutura da ponte. Depois de uma avaliação mais detida, o diagnóstico: a ponte estava com o encabeçamento oco, porque a fundação estava comprometida.

                O secretário Durval Mendonça explicou que quando construída, cerca de 30 anos atrás, a ponte foi feita sobre um leito de córrego com 5 metros de profundidade, no máximo. Mas, segundo ele, com a construção de casas, ruas asfaltadas e o surgimento de novos bairros na vizinhança, o solo foi ficando impermeável e, como consequência, houve aumento no volume da água no leito.


                Com o passar do tempo, a força da água foi removendo a areia do fundo, e a fundação da ponte ficando cada vez mais comprometida. Com a intensificação das chuvas, a partir de Novembro do ano passado, a situação da ponte se agravou, houve um recalque de mais de 30 centímetros na fundação, e a ponte afundou ainda mais. 
                A ponto de técnicos considerarem que "a fundação ficou no ar".

                A partir dos estudos técnicos, a PMU autorizou a construção de uma nova ponte. A etapa mais difícil da obra foi a de fundação. O solo foi perfurado com hélice helicoidal e foram instalados 10 pilares de sustentação da ponte, a mais de 12 metros de profundidade no leito do córrego. 
                Quando liberada, a ponte estará pronta para suportar veículos pesados.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
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                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

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JISOHDE FOTOGRAFIAS

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