PESQUISA NESTE SITE:

12 outubro 2018

MONTES CLAROS-MG - Vazamento em adutora do Rio Pacuí causa desperdício de água

COPASA informou que problema pode ter durado cerca de duas horas e que vazão no local é de 80 litros por segundo. 
Desperdício pode chegar a 576 mil litros.

                   Um vazamento na adutora da COPASA que capta água no Rio Pacuí para abastecer Montes Claros-MG pode ter provocado o desperdício de cerca de 576.000 litros de água no fim da tarde desta Sexta-feira (181012). 

                   Uma moradora da região flagrou, por volta das 17:00 horas, o momento em que milhares de litros do recurso eram despejados no chão. A mulher informou que não havia nenhum funcionário da companhia no local e que saiu quando a água ainda jorrava através dos canos.

                   Jurcélia Souza informou ao G1 que registrou o desperdício em uma estrada de terra que dá acesso ao Distrito de São João da Vereda, zona rural de Montes Claros. O local fica próximo a área de preservação do Parque Estadual da Lapa Grande
                   A mulher voltava de uma fazenda quando a quantidade de água a chamou atenção.

“Estava vazando muito, muito mesmo. 
Eu só parei porque estava vindo da roça e vi a situação. 
Resolvemos filmar porque não tinha ninguém para resolver e não podia ficar jorrando tanta água daquele jeito”
                   Diz.

                   A COPASA informou, por meio de nota, que registrou o vazamento e que o sistema de água foi desligado. A companhia afirmou ainda que o problema não deve comprometer o abastecimento de água na cidade. 

                   Uma equipe deve ser enviada ao local para fazer reparos na adutora e a previsão de retomada é para este Sábado (181013), por volta das 10:00 horas. Ainda de acordo com a COPASA, o vazamento durou cerca de duas horas e a perda de água é de 80 litros por segundo.

Abastecimento do Rio Pacuí

                   A COPASA divulgou de maneira ampla em setembro deste ano que o sistema de revezamento de água nas torneiras em Montes Claros havia terminado. 

                   De acordo com a companhia, no período de divulgação, o rodízio foi encerrado após o início de operação do sistema de abastecimento do Pacuí. O rodízio de água na maior cidade do Norte de Minas foi iniciado em Novembro de 2015 depois de um longo período de seca, o que provocou a diminuição da captação de água em rios da região.

                   A barragem de Juramento-MG, até então responsável pelo abastecimento de 70% dos imóveis montes-clarenses, atingiu o nível mais crítico em Setembro de 2017, chegando a apenas 18,5% da sua capacidade. 
                   Neste período, o racionamento aplicado foi de um dia com água e dois sem abastecimento na cidade.

                   Além das captações no rio e na barragem de Juramento, a companhia afirma que novos poços tubulares foram perfurados. A demanda de água de Montes Claros é de 900 litros por segundo, e apenas a captação do Rio Pacuí fornece de 100 a 150 litros por segundo. 

                   A COPASA afirmou em entrevista ao G1 em Setembro deste ano que considera que os novos sistemas de extração de água são responsáveis por um aumento de 8% nos níveis de água de Juramento; representa uma melhora de 40% em relação ao mesmo período do ano passado.

                   Mesmo com o fim do rodízio, a COPASA alertava para que a "população faça uso da água de forma consciente, principalmente, em períodos de estiagem".

                   Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS