PESQUISA NESTE SITE:

14 junho 2018

UNAÍ-MG - Santo Antônio do Boqueirão ganha mais cinco comendadores

                   A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão em Unaí-MG, foi instituída pela Lei Municipal 2.325, de 30 de agosto de 2005, e objetiva homenagear as pessoas que contribuíram (ou contribuem) com a preservação, crescimento e desenvolvimento da romaria, que este ano completou 270 anos.

Homenageados 

  
  
                   Antônia Gonçalves da Silva
                   João Machado
                   Waldir Campos
                   Waldir José dos Santos,
                   Frei Cecílio Bruggemann (in memorian)
                   Foram os homenageados de 2018. 

                   A indicação do nome dos agraciados foi feita por Prefeitura, Câmara Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão - ARSAB

                   A concorrida solenidade de entrega das comendas foi na tarde desta Quarta-feira, (180613), na antiga igreja do Boqueirão, que ficou lotada para o evento. 

                   Indicada pela Câmara Municipal, Antônia Gonçalves Silva nasceu na Fazenda Boqueirão, em Unaí, em 24 de Setembro de 1949.
                   A professora é filha de romeiros tradicionais. 

                   Ao copiar o exemplo dos pais, Arlindo Gonçalves da Silva e Maria Francisca Pires, carrega a romaria no sangue, no coração e na mente. A raiz está de tal forma fincada no Boqueirão que a professora mantém uma casa no distrito.

                   João Machado é indicação da Prefeitura. 
                   Nascido em Paineiras-MG, no dia 9 de Março de 1932, chegou a Unaí 33 anos atrás. Por ter adquirido fazenda em região próxima ao Boqueirão, logo tomou contato com a festa. 
                   Daí pra frente, sempre fora presença marcante nos festejos, nas procissões, nos desfiles de carros de bois e na organização da romaria de Santo Antônio

                   Nos últimos 20 anos, João Machado fora um dos responsáveis pela construção da fogueira e do mastro em homenagem ao Divino Espírito Santo.

                   Indicação feita pela ARSAB, Waldir Campos é goiano de Formosa-GO. Nasceu em 25 de Maio de 1958. 

                   Foi a tradição romeira da família da esposa, Ana Gomes Campos, que lhe deu a oportunidade de conhecer a Romaria de Santo Antônio do Boqueirão. A integração à família Gomes, uma das mais tradicionais na romaria, fez de Waldir um romeiro fervoroso. 
                   Há quatro anos, ele é membro da diretoria da ARSAB.

                   Waldir José dos Santos, ou simplesmente sargento Waldir (reformado da Polícia Militar), nasceu em Unaí, no dia 11 de Março de 1948.


                   Considera-se romeiro de Santo Antônio do Boqueirão mesmo antes do nascimento, quando participou da romaria ainda na barriga da mãe. Para aprofundar ainda mais as raízes com o Boqueirão, Sargento Waldir fora batizado no local. 
                   A honraria da comenda foi-lhe concedida pela Prefeitura.

                   A homenagem póstuma deste ano resgata a memória do frei Cecílio Bruggemann, indicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Holandês da cidade de Almelo, o frei carmelita nasceu no dia 3 de Agosto de 1915. 

                   De acordo com o pároco frei Geraldo (que recebeu a honraria em nome da família), o religioso holandês, décadas atrás, chorou muito ao saber da venda da Fazenda do Boqueirão, situação que ameaçava a romaria. 

                   O dinheiro obtido com a venda da fazenda seria usado pelo proprietário para comprar uma rádio em Paracatu-MG. As pessoas, naquele tempo, achavam que a Festa de Santo Antônio do Boqueirão ia acabar. 

"Ele cuidou muito daqui"
                   Diz Frei Geraldo, lembrando que a primeira vez que veio ao Boqueirão, nesses 25 anos que frequenta a festa, foi trazido por Frei Cecílio Bruggemann
                   O frei carmelita holandês morreu em 6 de Setembro de 1987. Seus restos mortais repousam em solo unaiense.

                   Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS