PESQUISA NESTE SITE:

08 junho 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura promove ações para conscientizar sobre violência contra pessoa idosa

                  O dia 15 de Junho é destacado no calendário para que a sociedade tome conhecimento e se sensibilize com uma imprudência que envolve famílias de todas as classes sociais: a violência cometida contra a pessoa idosa. 

                  A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC, fará blitz educativa na Praça JK, na próxima Sexta-feira (180615), para chamar a atenção da sociedade, distribuir material informativo e anunciar canais de denúncia, a fim de combater esse problema social que acomete aos maiores de 60 anos de idade. 

                  A violência física, psicológica, financeira e negligência, atingem os idosos principalmente no seio familiar. 

                  Na cidade de Unaí, no Noroeste Mineiro, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, órgão da SEMDESC, registrou pelo menos 10 casos de violência cometida contra idosos no mês de maio. 

                  Os números já estão fechados, mas detalhar as ocorrências no lançamento do registro mensal de atendimentos do CREAS.

                  O número de casos, no entanto, tende a ser maior, visto que muitas ocorrências não chegam aos órgãos oficiais, ou pelo receio do próprio idoso em denunciar a violência e expor os familiares, ou ainda pelo fato de amigos, parentes ou vizinhos saberem dos casos, mas evitarem envolvimento em levar ao conhecimento do poder público.

                  A recomendação das autoridades para a população é denunciar os casos sabidos, a fim de que sejam tomadas providências de reduzir o sofrimento da pessoa idosa e de promover o resgate dos vínculos familiares. 
                  Este é o objetivo central das ações do dia 15 de Junho.

                  Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, telefone ligado ao setor dos Direitos Humanos do Governo Federal.
 
                  Em Unaí, o telefone para denúncias é o 3677-5083, CREAS. Se quiser denunciar diretamente a um técnico do CREAS, a sede fica na Avenida Lisboa, 27, próximo ao Ginásio Poliesportivo do Bairro Divineia.

                  O CREAS é a porta de entrada para o atendimento de casos de violência já consumada. No local, profissionais especializados, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, trabalham para reconstruir os vínculos familiares. 

                  Atualmente, a maior parte dos casos de violência contra idosos que chega ao CREAS em Unaí, são encaminhados pelas equipes do governo federal, ligadas ao Disque 100.

                  Em casos mais graves de violência ou violação de direitos, o idoso pode ser afastado da convivência com a família (quando se trata de violência intra-familiar) e recolhido ao abrigo, temporariamente, até o juiz decidir o caso.

Boqueirão

                  Nos dias 11 e 12 de Junho, equipes da SEMDESC vão aproveitar o fluxo de pessoas na Festa de Santo Antônio do Boqueirão para difusão da campanha, não só de combate à violência contra idosos, como também de combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes.

                  Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS