De acordo com o Executivo, a falta de ação e de investimentos por parte da Infraero têm impedido avanços no terminal. Infraero fala sobre as obras previstas no local.
A Prefeitura Municipal de Uberlândia-MG busca maneiras de ganhar a concessão do Aeroporto Tenente Coronel César Bombonato, que nesta Quinta-feira (180510) completa 83 anos de atuação na cidade.
Atualmente o aeroporto é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero e nesta Quarta-feira (180509) o assunto da concessão foi discutido na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado.
Na ocasião foi aprovado um requerimento para que sejam pedidas informações ao Tribunal de Contas da União - TCU para saber se é possível transferir a administração do terminal da Infraero para a Prefeitura.
O pedido foi feito pelo prefeito Odelmo Leão.
De acordo com a Prefeitura, a falta de ação e de investimentos por parte da Infraero têm impedido o Aeroporto de Uberlândia se estar entre os três maiores aeroportos regionais em tráfego de passageiros e carga do país.
Alguns problemas são enfrentados pelo local, principalmente por causa das restrições de pousos e decolagens em dias de chuvas. Várias inspeções já foram realizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC e restrições já foram impostas por causa das condições da pista.
A Infraero, por meio de nota, informou que realizou em março a contratação da reforma na pista de pouso e decolagem. "Os treinamentos e o credenciamento da equipe de trabalho já estão concluídos, e no momento está sendo implantado o canteiro de obras".
Sobre a certificação do Aeroporto de Uberlândia junto a ANAC, a Infraero informou que o processo encontra-se em curso.
Caso o pedido da Prefeitura seja atendido, o Executivo pretende passar a administração do aeroporto para a iniciativa privada por meio de concessão.
Nota na íntegra da Infraero
"A Infraero realizou em março a contratação da reforma na pista de pouso e decolagem. A ordem de serviço que libera o início dos trabalhos foi expedida no dia 9/4. Os treinamentos e o credenciamento da equipe de trabalho já estão concluídos, e no momento está sendo implantado o canteiro de obras, bem como a execução dos serviços topográficos e a preparação para realização da pavimentação.
Após a finalização desta etapa, terão início os serviços de fresagem e recapeamento da pista, que estão previstos para começarem até o final do primeiro semestre. Ao todo, R$7.140.000,00 serão investidos na pista, o que vai melhorar a condição operacional e de segurança das operações, além de diminuir a possibilidade de fechamento em caso de chuva.
Sobre restrição de pouso e decolagem em dias de chuva, as obras irão aprimorar o escoamento da água em dias de chuva, proporcionando maior segurança operacional. Cabe destacar que, em caso de chuva intensa, as operações podem ser suspensas para garantir a segurança de pousos e decolagens. Além disso, a decisão de pouso e decolagem é sempre do comandante da aeronave".
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável