PESQUISA NESTE SITE:

09 abril 2018

UNAÍ-MG - Campanha de vacinação contra gripe será definida esta semana

                 A Gerência Regional de Saúde - GRS, órgão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, reúne-se esta semana com representantes da Prefeitura Municipal de Unaí-MG e de outros 11 municípios do Noroeste Mineiro, para definir o calendário da campanha de vacinação contra a gripe 2018. 
                 Durante a reunião, será definido o início da campanha.

                 A campanha de imunização ocorre todos os anos, antes do inverno, exatamente para proteger a população antes do período mais frio do ano, época propícia para agravamento dos sintomas da gripe. A chegada do outono (fins de Março, Abril) intensifica a circulação do vírus Influenza.

                 O público-alvo são os idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, grávidas, mães que tiveram crianças nos últimos 45 dias, professores, doentes crônicos, trabalhadores da saúde e pessoal do sistema prisional (presos e funcionários).

Campanha 2017

                 No ano passado, em Unaí, somente os idosos (com mais de 60 anos) ultrapassaram a meta de vacinação (contra a gripe). O município atingiu 90% de idosos imunizados, contra a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde

                 Profissionais da saúde e pessoal do sistema prisional também atingiram a meta.

                 No entanto, crianças, professores e grávidas ficaram abaixo do mínimo estabelecido. A imunização das crianças chegou a 76%. Professores e grávidas, no entanto, foram as grandes decepções da campanha, ficando muito abaixo do esperado.

Influenza A H1N1

                 O sistema de saúde pública unaiense aguarda resultado de exame duma paciente, de 70 anos de idade, contaminada pelo vírus da gripe Influenza A, que deu entrada no Hospital Municipal e foi isolada para início de tratamento.

                 O material de exame foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Belo Horizonte-MG. Portanto, o caso é tratado como suspeito. A expectativa é que o laboratório referência do Estado de Minas Gerais emita o resultado ainda esta semana.

"Em relação à paciente, o município tomou todas as providências cabíveis para o caso. Ela foi isolada, está internada, em tratamento, e sob observação"
                 Ressaltou a Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adriane Araújo.

                 De acordo com Adriane, toda gripe é perigosa. 
                 Dependendo da fragilidade do sistema imunológico, de defesa do organismo da pessoa contaminada, qualquer tipo de gripe pode levar a óbito. 

                 Em pessoas idosas, complicadores como pneumonia agrava ainda mais os quadros.

                 Os sintomas do H1N1 são os mesmos da gripe comum, porém mais agressivos e agudos. É necessário ficar atento. Febre acima dos 38 graus, dores no corpo, dores de garganta e de cabeça, tosse seca, espirros, calafrios, fadiga ou cansaço e, em algumas situações, diarreia e vômito, sinalizam a necessidade de buscar auxílio médico.

                 A certeza do diagnóstico de Influenza A, subtipo H1N1, só pode ser referendada após confirmação do exame clínico. Porém, diante dos sintomas apresentados pelo paciente, os órgãos de saúde obedecem a protocolos editados pelo ministério.

                 Em abril de 2016, a Prefeitura de Unaí promoveu intensa campanha educativa com foco na prevenção à gripe, especialmente contra o subtipo H1N1, que naquele ano provocou a morte de brasileiros de várias regiões do país. 

                 Em Unaí, todas as unidades municipais de saúde se engajaram na campanha.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS