PESQUISA NESTE SITE:

02 abril 2018

PARANOÁ-DF - Pacientes reclamam de falta de médicos e grávida tem de ser carregada

Familiares dizem que só três médicos estavam de plantão no hospital; secretaria nega. Veja vídeo.

                Pacientes do Hospital Regional do Paranoá-DF - HRPa, no Distrito Federal, reclamaram da falta de médicos na unidade durante o fim de semana. Doentes e familiares relataram que, no Domingo de Páscoa (180401), havia somente três profissionais para atendê-los.

                Em resposta ao G1, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a escala estava completa, com nove médicos no plantão. 

                A pasta disse, ainda, que precisou decretar bandeira vermelha por causa do “grande fluxo de pacientes e da capacidade da unidade”. A medida significa que o Hospital do Paranoá deveria priorizar atendimento de casos graves.

                Ainda assim, na noite de Páscoa, a reportagem encontrou pacientes em situação aparentemente grave com dificuldades para conseguir atendimento. Uma mulher grávida precisou ser carregada para dentro da unidade por falta de maca ou cadeira de rodas. 
                Veja vídeo abaixo.

                Outra paciente, uma adolescente de 14 anos, passava muito mal. A tia dela, a aposentada Italentina Muniz, se desesperou com a dificuldade no atendimento:

“O médico não vai atender. 
Eu fui à delegacia e eles mandaram eu vir aqui, 
pedir a maca e mandar o médico atender.”


Sem emergência

                Os pacientes que não conseguiam atendimento no Hospital do Paranoá se queixavam de não ter aonde ir. Por isso, alguns disseram ter de dormir dentro da unidade. 

“Vou dormir aqui pra amanhã pro médico me atender amanhã”
                Afirmou a salgadeira Antônia Costa.

                O presidente do Conselho Regional de Saúde do Paranoá, João Gomes Pereira, disse ter denunciado a situação do Hospital ao Ministério Público.

“Infelizmente, as condições continuam precárias aqui. Sem condições de atendimento por falta de gestão desse hospital.”


                Na semana passada, centenas de pacientes – principalmente idosos – tiveram de acampar no Hospital Regional do Gama-DF apenas para marcar uma consulta na unidade. 
                A direção da unidade reclamou de “dificuldade de atender toda a demanda” e afirmou que as filas devem ser diminuídas em até quatro meses.


                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS