PESQUISA NESTE SITE:

01 março 2018

UNAÍ-MG - Força-Tarefa de Combate à Dengue terá parceria ativa do Ministério Público

Operação de limpeza na cidade entre os dias 5 e 20 de Março deste ano, anuncia a PMU. A revelação foi feita publicamente, à imprensa, na manhã desta Quarta-feira (180228).

               A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, fará mais uma grande operação de limpeza na cidade entre os dias 5 e 20 de Março.
               O objetivo é eliminar focos e potenciais criadouros do mosquito transmissor da Dengue

               Para isso, a Administração Municipal criou uma força-tarefa que envolverá 150 servidores (e máquinas) provenientes de várias Secretarias Municipais. 

               A novidade deste ano é a participação ativa do Ministério Público do Estado de Minas Gerais lado a lado com a Prefeitura, para dar apoio às ações do município. A revelação foi feita publicamente, à imprensa, na manhã desta Quarta-feira (180228), pela Promotora de Justiça Carolina Frare Lameirinha.

               O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegipty - LIRAa, feito em Janeiro de 2018, apontou Unaí como área com alto risco de epidemia para a Dengue. 


               O índice de infestação larvária preconizado pelo Ministério da Saúde deve estar abaixo de 1%
               Em alguns bairros, como Bairro Novo Horizonte, Bairro Canaã, Bairro Iúna, Bairro Cidade Nova, o índice ultrapassou os 10%. Porém, a ameaça envolve toda a cidade, cuja média dos bairros superou os 8,4% no índice de infestação.

               O que é pior, segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adriane Araújo, é que o LIRAa foi feito logo após a Prefeitura realizar um mutirão de limpeza que durou três meses (de Setembro a Dezembro de 2017), percorrendo casa por casa, rua por rua, bairro por bairro de Unaí

"É uma situação preocupante e grave"
               Constata Adriane, ao justificar que "sem a ajuda da população, é impossível a Prefeitura conseguir combater a dengue"

               Diante desse quadro "preocupante e grave", a Prefeitura acionou a Promotoria de Saúde do Ministério Público, cuja titular comprometeu-se a acompanhar as ações desencadeadas pelo município, para reverter esse quadro indicativo de epidemia.

               De acordo com a promotora Carolina Lameirinha, o Ministério Público vai agir nos casos em que o dono do imóvel ou morador se recusar (sem justificativa) a abrir sua residência ou estabelecimento comercial para o município fazer seu trabalho. O MP agirá, também, no caso de as pessoas se negarem a seguir orientações repassadas pelo município, quanto ao adequado manejo dos objetos que acumulam água.

               A identificação das pessoas ou dos estabelecimentos comerciais que não se adequarem às medidas de limpeza que visam à saúde coletiva será encaminhada ao Ministério Público

               A Promotoria de Justiça convocará o "faltoso" a ir até o Fórum, a fim de assinar com o MP um Termo de Ajustamento de Conduta
               Caso o TAC não seja assinado ou cumprido, a Promotoria de Saúde acionará o cidadão na Justiça, com a finalidade de forçá-lo a se adequar às medidas sanitárias preconizadas.


"É importante que a população se conscientize de que o município fará sua parte, e todos precisam ajudar, sendo parceiros e conscientes de seus deveres. E, nesse ponto, o Ministério Público estará ao lado do município, para assegurar o sucesso do mutirão que será feito em março"
               Afirmou a promotora.

               Carolina Lameirinha ressaltou que a ação do Ministério Público não é contrária à população, mas tem a finalidade de evitar uma epidemia de Dengue

"Essa atuação visa resguardar o interesse da população unaiense. Tenho certeza de que as pessoas não querem ver seus familiares enfrentando essa doença que, infelizmente, pode levar a óbito"

               A Força-Tarefa de Combate à Dengue da PMU começa a atuar na Segunda-feira (180305). A Prefeitura considera a população como parceira fundamental na ação, ajudando a eliminar objetos que acumulem água e limpando locais que podem tornar-se criadouro do Mosquito-rajado

               Mais do que combater o Aedes aegypti, a ideia é não deixá-lo nascer. Bom lembrar que, além da Dengue, ele transmite a Febre Chikungunya, o Zika-vírus e a Febre-amarela urbana. 

               O mês de Maio é o mais agudo para registro de casos de pessoas contaminadas por Dengue em Unaí. Portanto, ainda há tempo de agir e evitar um quadro de epidemia na cidade.

               Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS