PESQUISA NESTE SITE:

10 fevereiro 2018

PARANÁ - Veja como será a rotina de Lula na cadeia onde pode ficar preso

Complexo Médico Penal de Pinhais é o provável destino do ex-presidente. No local, estão outros condenados na Operação Lava Jato.

                Destino recorrente de presos na Operação Lava Jato, o Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região metropolitana de Curitiba-PR, está em fase final de preparação para receber seu detento mais ilustre: Luiz Inácio Lula da Silva

                Segundo reportagem da ISTOÉ, que visitou o presídio na semana passada, já estão definidos os esquemas de segurança, o local em que o ex-presidente ficará e, até mesmo, sua rotina, tão logo os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF-4 decretem sua prisão no caso do triplex no Guarujá-SP, Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão.

                Com 8.400² de área construída, a penitenciária abriga hoje 697 presos, sendo 11 da Lava Jato. Por decisão do Departamento Penitenciário do Paraná - DEPEN, foi reservada a Lula uma das dez celas da galeria 6 do Complexo, situada no segundo piso e onde ficam presos da maior operação contra a corrupção no país.

 

                Entre os detentos, estão o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB), o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

                Com 12 metros quadrados, uma janela e uma porta de aço, cada cela da galeria 6 tem três camas de solteiro, construídas em alvenaria, e colchões de densidade 28. Se um detento precisar de colchão especial, um médico deverá atestar que ele sofre da coluna, por exemplo. 
                A família, então, pode providenciar o item.

                A cela tem ainda um único vaso sanitário no chão e, no tanque com torneira e água potável, Lula poderá lavar as quatro cuecas e os quatro pares de meias que será autorizado a levar para o cubículo. 

                Toalhas e roupas de cama são fornecidas pelo presídio. A família poderá mandar cobertores mais quentes no inverno, que é gelado na região.
                No complexo, não são permitidas visitas íntimas. 

                Familiares cadastrados podem visitar o parente preso. Só entram dois por vez. Já os advogados estão liberados para falar com seus clientes como nos filmes americanos: por meio de um interfone, tendo entre eles um vidro de policarbonato.

                Lula terá de usar uniforme: calça de moletom cinza e camisa branca, com detalhe em azul, as cores do DEPEN. As peças são lavadas uma vez por semana na lavanderia da cadeia, por dois detentos devidamente remunerados.

                Se o ex-presidente precisar de remédios, a penitenciária fornece genéricos de graça. Médicos e enfermeiros também prestam atendimento gratuitamente, e autorizam ou não a entrada de outros medicamentos.

                O dia a dia de Lula em Pinhais vai começar cedo, às 5:00 horas. O café da manhã, servido na cela, vai até as 6:00 horas. São dois pães com manteiga e café com leite. Em seguida, banho, que pode durar até quatro minutos. Lava-se primeiro quem chega antes à fila. 
                Pelo menos, a água é quente.

                O banho de sol vai das 9:00 às 11;00 horas, horário em que o almoço é entregue. O marmitex fornecido pela Risotolândia, empresa contratada pelo DEPEN em processo licitatório, tem 60% de carboidratos (arroz, feijão ou macarrão) e 40% de proteínas (carne todos os dias), acompanhados de verduras ou legumes. 
                Sobremesa, só uma vez por semana.
 
                Com o mesmo cardápio, o jantar está programado para as 17:00 horas.


                Entre as duas refeições, os presos podem andar pelos corredores, ir à biblioteca ou ficar nas celas, que contam com uma TV de 20 polegadas e um rádio AM/FM. O uso de outros equipamentos eletrônicos é proibido, incluindo celular. 
                Por volta das 22:00 horas, as luzes se apagam. 
                É hora de dormir.

                A PM já preparou o esquema de segurança caso Lula seja, de fato, levado para Pinhais. Haverá um grande cerco em torno da unidade, com o fechamento do espaço aéreo, uso de helicópteros e tropas fortemente armadas. 

                A programação é semelhante à que a Brigada Militar fez em Porto Alegre-RS para o julgamento de Lula no TRF-4.

                Com Informações de: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS