PESQUISA NESTE SITE:

16 dezembro 2017

MONTES CLAROS-MG - Pesquisa realizada em Montes Claros busca desenvolver vacina contra a dengue

Trabalho é uma parceria de uma faculdade particular com a Universidade Federal de Viçosa; três professores e cinco alunos fazem parte dos trabalhos.

                 Uma equipe de pesquisadores de uma faculdade particular de Montes Claros-MG, no Norte de Minas, trabalha em um audacioso projeto que tem como objetivo encontrar a vacina contra o vírus da dengue.

                 O projeto, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa-MG, conta com a participação de professores e acadêmicos dos cursos de ciências biológicas e enfermagem. A pesquisa, que terá duração de dois anos, está sendo realizada especificadamente para o sorotipo da dengue tipo 3, devido ter a sua maior incidência no Brasil.

                 O professor, doutor, Caio Roberto Soares Bragança, conta que o planejamento da pesquisa teve início neste ano e que já estão sendo realizados treinamentos com a equipe, abordando as técnicas avançadas de biologia molecular.

“A seleção dos alunos se deu através de avaliação curricular, entrevistas e por notas do curso de graduação. O primeiro passo após a montagem da equipe foi realizar as discussões estratégicas metodológicas de artigos relacionados à doença”
                 Explica o professor.

                 Para a estudante de ciências biológicas, Lorrana Pereira Silva, de 21 anos, a pesquisa é uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos e ainda poder ajudar as pessoas. 

“É muito gratificante poder contribuir para a sociedade através desta pesquisa. Além disto foi muito importante para nós acadêmicos ter esta experiência e ter um contato mais amplo, diferente do que estamos acostumados com o curso”
                 Destacou a estudante.

                 Gabriel Filip Durães Dias, 19 anos, aluno de enfermagem, afirma que era um sonho de infância participar de algum projeto que beneficiaria muitas pessoas. 

“Me sinto honrado em poder participar desta pesquisa. É um sonho de criança trabalhar em ações que podem mudar a vida das pessoas”


Vacina contra a dengue

                 A primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, a Dengvaxia, foi desenvolvida em 2016, é uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da doença. 
                 Ela é vendida na rede privada na maior parte do Brasil e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações - PNI, mas está disponível para o estado do Paraná.

                 A vacina é a única aprovada por órgãos regulatórios, mas existem outras em estudo. A que está em fase mais avançada foi desenvolvida através de uma parceria entre o Instituto Butantan e os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA - NIH, que já deu início à ultima fase de testes clínicos antes de ser submetida à ANVISA para registro.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS