PESQUISA NESTE SITE:

07 outubro 2017

UNIVERSAL - Amamentação prolongada é saudável?

“O leite da vaca é pro filhotinho dela”, diz menina de 5 anos ao ouvir que deveria parar de mamar e tomar leite de vaca.

              Estamos no Outubro Rosa
              Este é o momento escolhido para dar uma atenção especial ao problema que, infelizmente, faz parte da vida de muitas mulheres: o câncer de mama. 

              Você sabia que, se você amamenta, as suas chances de um dia ter a doença são menores? Então, aproveitando o momento e o assunto, hoje vou contar a história de uma menina que, se depender dela, sua mamãe nunca vai passar por isso.
              Sofia tem 5 anos, e mama no peito.

              Meriane Brião, mãe da menina, decidiu que vai amamentar até quando a filha não quiser mais. A decisão será toda dela. 


“É muito difícil praticar a amamentação prolongada principalmente porque as pessoas têm muito preconceito. Desde o início eu decidi que ia amamentar até os 2 anos. Mas essa idade passou e ela continuou, então, decidi que iria tirar quando ela quisesse. Ela não fica 24 horas por dia no peito como pensam, ela come de tudo, brinca, vai para a escola e é super independente”
              Afirma.

              Ainda de acordo com Meriane, Sofia já tem as respostas na ponta da língua para quando alguém a critica e diz que ela já está muito grande para mamar. 


“Uma vizinha a viu mamando e falou ‘Que feio, uma moça desse tamanho mamando! Tu tem que tomar leite de vaca!’ e ela prontamente parou de mamar, olhou para a mulher e respondeu ‘Não é feio não, é muito gostoso! O leite da vaca é pro filhotinho dela, o meu leitinho é o da minha mamãe!’, e sem se importar, voltou a mamar”
              Conta.
              Segundo o pediatra Pedro Samora, isso não é algo prejudicial. 

“A OMS não estabelece um tempo especifico para interromper a amamentação. Sabe-se, através de estudos, que quanto mais prolongado for, melhor é para inteligência da criança. Recomenda-se no mínimo 2 anos e depois até o momento em que a mãe se sentir bem amamentando. Esta não deve se preocupar com julgamentos e parar apenas quando desejar. Lembrar sempre que o desmame não é fácil para a mãe nem para os filhos, e deve ser feito de forma gradual. Sempre é bom discutir as decisões o pediatra para receber a melhor orientação”
              Diz.


              De acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais tempo a mulher amamenta, menores são as chances de ter o câncer de mama e que, apesar de não haver um estudo que explique exatamente os motivos disso, há teorias. 

              Uma delas é que, enquanto a mulher amamenta, ela bloqueia os ciclos ovulatórios, diminuindo a sobrecarga hormonal (uma grande parte do número dos casos de câncer de mama tem relação com hormônio feminino).

              Pode ser que você ache feio. 
              Pode ser que ache inadequado. 
              Mas a amamentação prolongada, estando confortável para as duas partes, mamãe e criança, é benéfica para a saúde e claro, para os laços entre ambas.

              Com Informações de: G1.

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS