“O leite da vaca é pro filhotinho dela”, diz menina de 5 anos ao ouvir que deveria parar de mamar e tomar leite de vaca.
Estamos no Outubro Rosa.
Este é o momento escolhido para dar uma atenção especial ao problema que, infelizmente, faz parte da vida de muitas mulheres: o câncer de mama.
Você sabia que, se você amamenta, as suas chances de um dia ter a doença são menores? Então, aproveitando o momento e o assunto, hoje vou contar a história de uma menina que, se depender dela, sua mamãe nunca vai passar por isso.
Sofia tem 5 anos, e mama no peito.
Meriane Brião, mãe da menina, decidiu que vai amamentar até quando a filha não quiser mais. A decisão será toda dela.
“É muito difícil praticar a amamentação prolongada principalmente porque as pessoas têm muito preconceito. Desde o início eu decidi que ia amamentar até os 2 anos. Mas essa idade passou e ela continuou, então, decidi que iria tirar quando ela quisesse. Ela não fica 24 horas por dia no peito como pensam, ela come de tudo, brinca, vai para a escola e é super independente”
Afirma.
Ainda de acordo com Meriane, Sofia já tem as respostas na ponta da língua para quando alguém a critica e diz que ela já está muito grande para mamar.
“Uma vizinha a viu mamando e falou ‘Que feio, uma moça desse tamanho mamando! Tu tem que tomar leite de vaca!’ e ela prontamente parou de mamar, olhou para a mulher e respondeu ‘Não é feio não, é muito gostoso! O leite da vaca é pro filhotinho dela, o meu leitinho é o da minha mamãe!’, e sem se importar, voltou a mamar”
Conta.
Segundo o pediatra Pedro Samora, isso não é algo prejudicial.
“A OMS não estabelece um tempo especifico para interromper a amamentação. Sabe-se, através de estudos, que quanto mais prolongado for, melhor é para inteligência da criança. Recomenda-se no mínimo 2 anos e depois até o momento em que a mãe se sentir bem amamentando. Esta não deve se preocupar com julgamentos e parar apenas quando desejar. Lembrar sempre que o desmame não é fácil para a mãe nem para os filhos, e deve ser feito de forma gradual. Sempre é bom discutir as decisões o pediatra para receber a melhor orientação”
Diz.
De acordo com o Ministério da Saúde, quanto mais tempo a mulher amamenta, menores são as chances de ter o câncer de mama e que, apesar de não haver um estudo que explique exatamente os motivos disso, há teorias.
Uma delas é que, enquanto a mulher amamenta, ela bloqueia os ciclos ovulatórios, diminuindo a sobrecarga hormonal (uma grande parte do número dos casos de câncer de mama tem relação com hormônio feminino).
Pode ser que você ache feio.
Pode ser que ache inadequado.
Mas a amamentação prolongada, estando confortável para as duas partes, mamãe e criança, é benéfica para a saúde e claro, para os laços entre ambas.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável