"Velório Municipal João Lemos do Prado já pode funcionar"!
Esta foi uma das frases ditas pelo prefeito Branquinho.
Na noite desta Terça-feira (170913), na cerimônia de bênção das instalações do Velório Municipal de Unaí-MG, João lemos do Prado, que está localizado entre os Bairros Canaã e Bairro Cidade Nova.
A prefeitura iniciou a construção do velório no governo passado, a pedido da própria comunidade, que teve como interlocutor o padre José dos Anjos.
Neste ano a prefeitura promoveu o cercamento do imóvel e outros acabamentos.
Com o velório pronto, o desafio agora é a gestão.
O prefeito Branquinho fez referência à pouca habilidade que o serviço público tem para lidar com situações que envolvam perdas familiares e intensa dor emocional, em demandas que avançam noite à dentro, finais de semana e feriados.
Informou que a prefeitura construiu com a comunidade, a melhor alternativa possível de gestão.
Dialogou com os vizinhos do velório e suas lideranças: o padre José dos Anjos, o vereador Valdmix e a vereadora Shilma e os presidentes de associações de bairros, senhor José da Paz, Bairro Canaã; Roney, Bairro Novo Horizonte; Alexsandra, Bairro Cidade Nova; e Sílvia Chamon, do Bairro Iúna.
Esse diálogo resultou numa proposta de consenso que foi buscar a entidade Sociedade São Vicente de Paulo para propor parceria na gestão do velório. A SSVP topou o desafio, e um trabalho conjunto em colaboração com a prefeitura já começou, mesmo antes que se conclua todo o processo burocrático necessário para a transferência total da gestão à entidade, que vai demandar aprovação na Câmara de Vereadores.
Estima-se um gasto mensal de seis mil reais para o custeio do velório. Branquinho informou que esse dinheiro será obtido mediante repasse da prefeitura, e taxas sociais de utilização do velório.
Informou que conseguiram reduzir o valor inicialmente proposto de trezentos reais, para apenas cento e cinquenta reais.
Acrescentou, famílias notadamente em situação de risco social, que não tenham condição de arcar com esses custos, a prefeitura vai arcar, no entanto, quem vai definir essa gratuidade, não é o prefeito, nem vereadores, são assistentes sociais, com base naquilo que a lei estabelece.
A comunidade dos bairros vizinhos, suas lideranças, e a equipe de governo do prefeito
Branquinho compareceram em peso à cerimônia que foi conduzida pelo padre José dos Anjos.
O vereador Paulo César, também se fez presente.
Com Informações de:
Junei Martins,
Assessoria de Comunicação;
PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável