Prefeitura anuncia contratação de outros 19 pessoas para trabalhar na limpeza e prevenção ao mosquito Aedes.
A Prefeitura municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu na tarde desta Sexta-feira (170922) os 19 homens que vão atuar no mutirão de limpeza contra a dengue.
Eles estão sendo contratados num prazo de dois meses para atuar exclusivamente no mutirão de limpeza, que começará nesta Segunda-feira (170925), a partir do Bairro Politécnica.
A situação do Bairro Politécnica é das mais críticas em índice de infestação larvária, juntamente com o Bairro Cachoeira, Bairro Divinéia e Bairro Novo Horizonte.
O objetivo do mutirão é fazer uma limpeza geral de lotes e quintais de residências, recolhendo todo o material que possa acumular água. A ação deve ocorrer antes do período chuvoso.
Os 19 serão divididos no Bairro Politécnica e vão 'varrer' o bairro. Ficarão lá, até que todos os lotes e quintais sejam limpos.
Depois seguirão para o Bairro Cachoeira.
Os bairros mais críticos para a dengue serão atendidos primeiro. A Secretaria de Obras vai ceder o caminhão para recolher o lixo, e a Secretaria de Serviços Rurais cederá uma pá carregadeira para limpar terrenos públicos com grande sujeira.
O mutirão de limpeza é uma exigência do programa de prevenção e combate à dengue no âmbito da política pública de saúde. Dependendo da gravidade de infestação, a Secretaria de Saúde pode programar até três mutirões de limpeza por temporada, geralmente antes das chuvas.
A ação é feita normalmente com agentes de saúde. Mas, este ano, muitos agentes saíram (largaram a função) e não houve reposição no quadro de pessoal. Por isso, a Prefeitura se viu obrigada a contratar os homens para executar o mutirão.
Orientações
Na tarde desta Sexta-feira (170922), os contratados foram reunidos para receber orientações de servidores da Secretaria de Saúde - SESAU sobre como será a ação de limpeza, onde eles deverão atuar, a forma de abordagem dos moradores (já que os homens terão de entrar nas casas) e como obter o apoio pretendido para o trabalho alcançar os resultados.
As orientações foram repassadas por Adriane Araújo - Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Marizete dos Santos - Educadora em Saúde e Estevo de Oliveira - Supervisor de Endemias.
Com Informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável