PESQUISA NESTE SITE:

29 setembro 2017

SÃO PAULO - Interação de criança com homem nu em museu paulista gera polêmica

Fotos e vídeos nas redes sociais mostram menina tocando os pés de um artista que estava deitado no chão.

               A participação de uma criança em uma performance protagonizada por um homem nu deu início a nova polêmica sobre a liberdade artística. Muitos comentários surgiram nas redes sociais, desde a noite de Quinta-feira (170928). 

               Fotos e vídeos registrados no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM mostram uma menina, que aparenta ter em torno de cinco anos, tocando os pés de um artista sem roupas que estava imóvel e deitado sobre o chão.

               Em nota divulgada no Facebook, o MAM ressalta que a criança estava acompanhada da mãe e que a sala onde ocorria a performance foi “devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística”. O museu também garante que o trabalho, intitulado “La Bête”, não tem qualquer conteúdo erótico.


               A apresentação ocorreu na abertura da “Mostra Panorama da Arte Brasileira”, realizada na última Terça-feira (170926). Trata-se de uma leitura interpretativa da obra “Bicho”, de Lygia Clark, segundo o MAM
               O coreógrafo Wagner Schwartz se posiciona nu sobre um tatame, manipulando um origami de papel, de forma a sugerir a interação. Em fotos de divulgação, participantes o abraçam, o mudam de posição e grande parte o filma.

               Já as imagens da interação da menina com a apresentação foram divulgadas por fontes desconhecidas na internet — e, por isso, não são publicadas nesta reportagem. 

               A criança parece mostrar curiosidade enquanto engatinha pelo tatame, vendo uma mulher adulta tocar os pés do artista. A mulher a incentiva a participar, a menina ri, toca rapidamente os dedos dos pés dele, e volta à plateia diante de sorrisos do público.


Críticas

               As críticas, que se multiplicaram em publicações durante a madrugada, acusam o museu de “incentivo à pedofilia”. O teor dos comentários é o mesmo daqueles que levaram o Santander Cultural a encerrar a exposição “Queermuseu”, alvo de protesto ligado ao Movimento Brasil Livre - MBL em Porto Alegre-RS. O MAM não mostra qualquer intenção de cancelar a mostra ou a performance. 

“As referências à inadequação da situação são fora de contexto”
               Diz a nota do museu.

               Com Informações de: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS