PESQUISA NESTE SITE:

13 agosto 2017

NÚCLEO BANDEIRANTES-DF - Homem é detido por desviar água de córrego para lava jato

Ele foi liberado após assinar termo de responsabilidade. Se condenado, pode ficar até 5 anos preso; lava jato foi construído em área de preservação ambiental.

              O dono de um lava-jato no Núcleo Bandeirante-DF, no Distrito Federal, foi detido neste Domingo (170813) e autuado por poluição e captação e irregular de água do Córrego Riacho Fundo

              De acordo com a Polícia Militar, o lava-jato era construído em uma Area de Preservação Permanene - APP.

              Durante patrulha, os policiais do comando ambiental perceberam que havia na região um lava-jato construído às margens do rio. 

"Fomos recebidos pelo dono e ele foi questionado se tinha licença para atuar com lava jato e se tinha outorga para utilização da água. 
Ele falou que não"
              Disse o sargento do Grupamento de Operações do Serrado da PM, Júlio Cezar Borges.

"A atividade em si já caracteriza um crime potencialmente poluidor."


              Como o homem de 46 anos não apresentou as autorizações necessárias para fazer captação de água do córrego, foi levado para a 21ª DP, em Taguatinga-DF Sul, para registro de ocorrência. Lá, prestou depoimento e foi liberado depois de assinar um termo circunstanciado de responsabilidade.

"Ele só não ficou preso porque a Dema [Delegacia de Meio Ambiente] não funciona no domingo. 
Mas ele ainda pode ser autuado posteriomente."


              Segundo a PM, ele vai responder por “causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação e às áreas de preservação” e por “construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes".

              Somadas as penas podem chegar a cinco anos de prisão e multas que variam de acordo com a extensão do problema. Para fazer denúncias de crimes contra o meio ambiente, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental disponibiliza um telefone: 9 9351-5736.

              Segundo o sargento, o policiamento ambiental passou a monitorar com mais frequência os rios e córregos que desaguam no do Lago Paranoá, como o Córrego Riacho Fundo, depois que o GDF anunciou que faria a captação de água do local para consumo.


Pesque e pague

              Na última Sexta-feira (170811), a Polícia Militar do DF encontrou um pesque e pague irregular que desviava água de um córrego em Arniqueiras, Águas Claras
              A Delegacia do Meio Ambiente investiga o caso.

              Segundo a PM, a água desviada alimentava ao menos quatro tanques de peixe. Depois, a água voltava para o riacho sem passar por sistemas de purificação. Os resíduos de dois banheiros também eram lançados diretamente no córrego.

              Aos policiais, o dono do pesque e pague reconheceu não ter autorização para o uso da água e foi encaminhado para a delegacia. 

              De acordo com dados do BPMA, em 2017 foram identificados mais de 30 casos de desvio de curso e captação irregular.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS