PESQUISA NESTE SITE:

13 agosto 2017

IOWA-EUA - Treze horas de cuidado e afeto: Como uma cabeleireira devolveu o sorriso a uma jovem com depressão

Kayley Olsson se recusou a raspar o cabelo de uma estudante que tinha o cabelo emaranhado e desarrumado. 'Todas merecemos ser bonitas', diz.

               Sem planejar, a aprendiz de cabeleireiro Kayley Olsson, de Waterloo, no estado americano de Iowa-EUA, deu uma terapia de mais de 13 horas em uma adolescente que levava anos sofrendo de depressão crônica.

               Na Terça-feira, a estudante de 16 anos entrou no Salão Capri, em que Kayley trabalha, pedindo-lhe que lhe raspasse de vez o cabelo emaranhado e descuidado.

               O cabelo ia até a cintura da jovem. Mas ela disse à cabelereira que vinha se sentindo "tão para baixo e sem valor" que não tinha sequer forças para se pentear. 
               Apenas se levantava para ir ao banheiro.

               A menina tinha uma sessão de fotos com a turma da escola marcada para os próximos dias. Mas, diante do terrível estado do cabelo, se dava conta de que não teria energia suficiente para arrumá-lo.

               Kayley e sua colega Mariah Wenger, porém, entenderam que atender ao pedido da cliente seria fazer a coisa errada naquele caso.

"Cortar o cabelo dela absolutamente não era opção para mim"
               Disse Kayley à BBC

"Eu sabia naquele momento que precisávamos preservar o cabelo dela o mais que podíamos."

               Kayley relatou o caso em um post no Facebook que, desde então, já foi compartilhado quase 70 mil vezes.

               Meticulosamente, as duas mulheres desembaraçaram e pentearam o cabelo da estudante durante mais de 13 horas, ao longo de dois dias.

               Mais que um tratamento estético, foi também uma terapia para a auto-estima da menina.

"Foram muitas palavras de encorajamento, de conforto e muita conversa para elevar sua auto-estima e distraí-la do grande esforço que foi desembaraçar o seu cabelo"
               Disse Mariah, que também tem 25 anos e é mãe de duas filhas.

"Pude me relacionar de maneira muito forte com os problemas mentais dela, com a luta diária deles, por causa das minhas dificuldades com depressão e ansiedades pós-parto."

"Eu sabia como é sentir que não se vale nada. 
Uma criança nunca deveria se sentir assim."

               Depois de desembaraçar o cabelo da estudante até pouco abaixo do ombro, Kayley e Mariah fizeram o corte e aplicaram tratamentos de beleza.

"Depois de ficar aqui durante 8 horas ontem e 5 horas hoje, finalmente fizemos essa linda menina sorrir, e sentir que ela TEM valor"
               Escreveu Kayley na rede social.

"Suas últimas palavras para mim foram: 'Vou sorrir para minhas fotos de escola de verdade. Vocês me fizeram sentir como eu mesma de novo.'"

               A aprendiz diz que ambas choraram de alegria. "Todas merecemos ser bonitas"
               Disse.

               Seu post foi comentado por millhares de pessoas. Em muitos comentários, internautas relataram seus próprios problemas com a depressão e lembraram a adolescente de que ela não está só.

               Diversos outros comentários elogiaram Kayley e Mariah, cujo carinho ajudou a aliviar a depressão da uma estranha - ainda que não resolva totalmente as causas dele.

"Você é incrível por reconhecer que este é um problema de saúde mental"
               Afirmou uma internauta.

"E também por devolver-lhe o seu senso de dignidade."

               Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS