PESQUISA NESTE SITE:

21 janeiro 2017

JUIZ DE FORA-MG - Atuação de adolescentes em crimes preocupa autoridades em MG

Assunto é discutido em São João del Rei, Barbacena e Juiz de Fora.
Políticas públicas de acolhimento e ressocialização são cobradas.


              A participação dos adolescentes na criminalidade é retratada nas estatísticas em Juiz de Fora-MG, na Zona da Mata e de São João del Rei-MG e Barbacena-MG, no Campo das Vertentes

              Delegados e Conselheiro Estadual para Criança e Adolescente analisaram os resultados e indicaram que a alternativa é investir em políticas públicas para ocupar e apresentar outras opções aos menores de idade.

              A Polícia Civil de Juiz de Fora disse que em 80 dos 342 homicídios ou tentativas registradas na cidade teve a participação de menores de 18 anos. Ou seja, um a cada quatro casos. Uma estatística que se manteve em relação a 2015.

              De acordo com dados do 13º Departamento Regional da Polícia Civil, nos últimos cinco anos, houve participação de adolescentes em 16 homicídios consumados e 20 tentativas e ainda em 45 roubos e nove tentativas.               Em todas as situações registradas em Barbacena e São João del Rei, os envolvidos foram apreendidos.

Juiz de Fora
              De acordo com a Polícia Civil, em 63 dos 80 homicídios e tentativas, os adolescentes tinham 16 e 17 anos. Os outros 17 foram com adolescentes com idade entre 13 e 15 anos. O titular da delegacia de Homicídios, Rodrigo Rolli, explica que já houve situações que surpreenderam até os policiais.

"A criança que começa a ter acesso à droga, se não tem acesso a uma política que vá corrigir esta questão, começa a cometer crimes para ter acesso à droga, 
porta aberta para a criminalidade"

“A inspetoria pegou um caso na zona Norte com de um menino de 11 anos. Uma criança, nem considerado pela lei um adolescente, onde ele e o irmão de 16 anos mataram um indivíduo de 22 anos. Aí com 13, 14, 15 anos, eles estão cada vez mais inseridos"
              Disse o delegado.

              O conselheiro estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudinei Lima, aponta como uma das explicações para o aumento na participação dos menores nesse tipo de crime a falta de investimento em políticas públicas.

“Deveria ser o contrário, massivamente nas várias comunidades, as políticas desde a creche pensando na infância, nas situações de vulnerabilidade pessoal e social que envolvem crianças adolescentes e seus familiares”
              Criticou.

              Para o conselheiro, é preciso as ações eficientes na prevenção a criminalidade. 

“A criança que começa a ter acesso à droga, se não tem acesso a uma política que vá corrigir esta questão, começa a cometer crimes para ter acesso à droga, porta aberta para a criminalidade. Aí entram as políticas massivas de esporte, lazer e cultura que ocupem o tempo e permitam enxergar outro caminho"
              Destacou Claudinei Lima.

              Em nota, a Polícia Militar - PM que informou que desenvolve atividades para a prevenção e redução dos crimes considerados violentos. Algumas voltadas pra crianças e adolescentes, como a Patrulha de Policiamento Escolar e de Prevenção à Violência e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD. A 4ª Região da PM destacou os projetos Brasileirinho desenvolvido com crianças do Bairro São Benedito e o Jovens para o Futuro, que oferece atividades como jiu-jitsu, artesanato e aulas de música.

              Prefeitura e Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF possuem serviços e programas que acolhem os adolescentes, com atividades ligadas ao esporte, lazer, cultura, convivência com a comunidade e assistência psicossocial. (veja no vídeoacima)

Campo das Vertentes
              De acordo com o Delegado Regional de São João del Rei, Marcos Atalla, as principais ocorrências que envolvem menores no Campo das Vertentes geralmente estão associadas ao tráfico de drogas, roubo e homicídio. 
              Ele destacou a necessidade de ações de ressocialização para os adolescentes infratores.

“São números muito grandes para a nossa comunidade, a gente precisa ter uma atenção especial. A atuação policial é necessária, mas também a parte administrativa, ou seja, o Estado presente para que este menor seja internado, mas não em um local qualquer mas um local que não volte pior que entrou"
              Disse o delegado.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS