'Investigações dão conta de que os líderes das associações marginais lideravam seus comparsas emanando comandos de dentro dos presídios valendo-se de telefones celulares clandestinamente ingressados nas celas', diz o GAECO.
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO realizou a Operação Panóptico em Montes Claros-MG. A ação tinha como foco integrantes de pelo menos seis núcleos que atuam no tráfico de drogas na cidade e região.
A operação foi desencadeada nesta Sexta-feira (200904).
“As investigações dão conta de que os líderes das associações marginais lideravam seus comparsas emanando comandos de dentro dos presídios valendo-se de telefones celulares clandestinamente ingressados nas celas, sendo certo que alguns integrantes das quadrilhas, aproveitando-se de benefícios prisionais, como trabalho externo ou saída temporária, aproveitavam o gozo da liberdade para traficar entorpecentes e outros crimes”
Afirma o GAECO em nota.
Ainda conforme o GAECO, os criminosos agiam de forma organizada, visando a execução e divisão de tarefas. Além disso, o monitoramento permitiu identificar que os presos contavam com a ajuda de integrantes das forças de segurança pública, o que configurou atos de corrupção ativa e passiva.
Quatro pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Também foram apreendidos 22 celulares, uma pistola e 2,5 quilos de maconha.
A ação contou com a participação de 282 policiais militares e penais, 40 viaturas e da Aeronave Pegasus.
Panóptico
“Panóptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo utilitarista e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados”
Explica a nota do GAECO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável