PESQUISA NESTE SITE:

11 outubro 2020

SANTA LUZIA-MG - APAC promove curso de profissionalização

Capacitação apoiada pela EJEF alcança 111 colaboradores de todo o País


                 Um total de 111 colaboradores de Associações de Proteção e Assistência ao Condenado - APAC de todo o País iniciaram, na Segunda-feira (201005), o Curso de Capacitação para Encarregados Administrativos, de Segurança e Disciplina, na APAC de Santa Luzia-MG.

                O curso foi aberto pelo 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF, desembargador Tiago Pinto, e tem como principal objetivo elevar o nível de profissionalismo dos colaboradores, e, consequentemente, melhorar os índices de ressocialização dos recuperandos.

                Além do desembargador Tiago Pinto, participaram da abertura do curso, que se encerra na Quarta-feira (201007):

                O secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio Alves de Araújo

                O coordenador-geral do Programa Novos Rumos do TJMG, desembargador Antônio Armando dos Anjos

                O coordenador executivo do Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos

                O diretor-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - FBAC, Valdeci Antônio Ferreira

                A juíza da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Santa Luzia, Arlete Aparecida da Silva Coura

                O presidente da APAC Santa Luzia, José Maria Miranda da Glória

                E o diretor de Custódias Alternativas do CEJUSC, Walbert Wallace Muniz da Rocha.


Humanismo

                O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Tiago Pinto, ressaltou a importância do curso no dia a dia dos colaboradores das APACs. 

"O curso visa prover mais conhecimento sobre temas peculiares às APACS. Mas educar não se resume a isso. É preciso atuar na harmonia das relações sociais e promover o bem social. E aqui é um centro de reeducação que prima pela ressocialização de forma humanizada, uma experiência de muito sucesso não apenas em Minas Gerais, como em todo o País. E nós, da EJEF, fazemos questão de estimular tais iniciativas"
                Salientou.

                O coordenador-geral do Programa Novos Rumos, desembargador Antônio Armando dos Anjos, lembrou que o primeiro curso de capacitação nas APAC's ocorreu em 2006, quando a FBAC selou acordo de parceria com o TJMG, por meio da EJEF, visando aprimorar a profissionalização dos colaboradores, com a divulgação da metodologia apaquiana. 

"E hoje temos muito que comemorar, pois a difusão do método apaquiano entre os servidores resulta em índices invejáveis de ressocialização dos recuperandos"
                Observou.

                As estatísticas mostram que o índice de reincidência criminal de recuperandos das APAC's é de apenas 15%, contra 85% do sistema prisional convencional. O custo per capita mensal de cada recuperando é de R$1.050,00, contra R$4.000,00 do sistema convencional.


Apoio

                O coordenador executivo do Programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, disse que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais investe na capacitação dos colaboradores das APAC's desde 2006, mas fez questão de lembrar a importância de manter o pano de fundo da instituição, que é o de humanizar a recuperação.

"O que mais buscamos é a profissionalização, mas sem perder a nossa essência cristã"
                Observou o magistrado. Ele também agradeceu o secretário de Justiça e Segurança Pública, General Mário Lúcio Alves de Araújo, pelo apoio que a entidade vem recebendo do atual governo estadual.


                O secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Lúcio Alves de Araújo, destacou a importância dos cursos profissionalizantes e ressaltou o apoio financeiro do Estado de Minas Gerais às APAC's

"O governador Romeu Zema, em visita às APAC's, constatou a importância do programa e determinou total apoio do estado à metodologia apaquiana"
                Salientou.

                O secretário, contudo, lembrou a importância de cumprir todos os trâmites burocráticos para não ocorrerem eventuais atrasos de repasses financeiros para as APAC's

"Temos que prestar contas de todo repasse que fazemos às APAC's. Todos os documentos devem ser muito bem elaborados para que os processos de repasse tenham andamento normal"
                Completou o secretário.


Outros cursos

                O diretor-geral da FBAC, Valdeci Antônio Ferreira, explicou que o curso reúne colaboradores de 53 APAC's de seis estados brasileiros. A APAC de Santa Luzia foi escolhida como sede para a capacitação por ter amplo espaço e melhor estrutura para os alunos. Ele lembrou que ainda este ano estão programados novos cursos, que reunirão psicólogos e diretores de APAC's de todo o Brasil.

                Com Informações de
TJMG - SANTA LUZIA-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS