O surgimento de novos Casos Confirmados de Covid-19 em Unaí-MG, subindo de três para oito em três dias, acende uma luz amarela e aumenta a preocupação das autoridades de saúde do município.
Para o diretor clínico do Hospital Municipal de Unaí, médico Joaquim Tomaz da Silva, o descumprimento das medidas de distanciamento social, as interações pessoais nos finais de semana, a rebeldia de jovens que lotam as lojas de conveniências de postos de combustíveis e a abertura de estabelecimentos (comerciais e de prestação de serviço, entre outros) podem agravar o quadro da pandemia na cidade.
“Essa rebeldia pode levar as pessoas a uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Não sei que necessidade é esta de estar nas ruas neste momento”
Desabafa dr. Joaquim.
Segundo ele, os cuidados (de todos) precisam ser redobrados, principalmente com a flexibilização e a reabertura gradual dos “negócios”. “Isso tem de ser muito controlado”
Aconselha.
O médico pede para que as pessoas se cuidem, saiam das filas, das aglomerações. Ele lembrou a “tragédia” que são as filas de bancos e de lotéricas. Chamou a atenção para a resistência de alguns em usar máscaras de proteção.
“A população tem de se engajar (na campanha), senão o serviço público não aguenta”
Afirmou.
Para agravar ainda mais o quadro, dr. Joaquim lembra que a dengue está de volta, com casos crescentes em Unaí. As preocupações redobram, porque pode haver sobrecarrega do sistema de saúde.
“A Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal estão seguindo à risca (os protocolos), estamos tentando nos preparar para os quadros mais graves. Porém, temos limitações”.
Com informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável