Protótipo de respirador desenvolvido por estudante teria preço 16 vezes menor do que respiradores vendidos no mercado.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM - está contribuindo no combate à pandemia de Coronavírus e a Covid-19 no Brasil. Além de avaliar diariamente a situação e tomar medidas de proteção aos seus servidores e estudantes, o IFTM atua para tentar evitar a proliferação do vírus.
Entre as medidas mais impactantes estão: a criação de um protótipo de respirador que teria um preço final bem abaixo do praticado no mercado; a produção e doação de máscaras para profissionais de saúde; e a rede de solidariedade que se criou entre servidores para aprender sobre ferramentas de ensino remoto.
A iniciativa para a construção de um protótipo de respirador veio do IFTM Campus Paracatu-MG, com o estudante Charles Fernandes Pereira, do 8º período de Engenharia Elétrica, com apoio dos professores Altair Fábio Silvério e Lucas Rodrigues de Almeida, também do referido campus, e do professor Vinicius Biulchi, da Faculdade FINOM, que também é coordenador de fisioterapia do Hospital Municipal de Paracatu.
Charles desenvolveu um protótipo de respirador utilizando a plataforma livre Arduino, motores de passo, válvulas solenoides e materiais que pudessem ser encontrados facilmente no mercado para atendimento emergencial.
Em termos simples, um respirador funciona da seguinte forma: um ventilador empurra o ar oxigenado para os pulmões a uma pressão positiva e desloca o líquido dos alvéolos pulmonares para e da corrente sanguínea.
O projeto será submetido ao Edital nº 01/2020 do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, que visa selecionar projetos de pesquisa e/ou extensão que tenham como o escopo o enfrentamento da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2).
A expectativa dos envolvidos é que, na fase final do projeto, o respirador poderá ser oferecido a um valor de R$3.000,00, 16 vezes menor do que o preço de mercado desse tipo de equipamento.
A reitora do IFTM, Deborah Santesso, destaca que o Instituto precisa exercer seu protagonismo nas comunidades onde seus campi estão localizados para auxiliar neste momento de crise.
“O IFTM é uma instituição de referência em todas as cidades nas quais seus campi estão localizados e, como tal, tem a responsabilidade de se colocar à disposição da comunidade para ajudar no combate à pandemia”
Afirma Deborah.
Com Informações de: Paracatu News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável