PESQUISA NESTE SITE:

08 outubro 2019

UNAÍ-MG - Alto número de votos nulos foi destaque na eleição para o Conselho Tutelar

Marcação errada na cédula de votação rasura o voto. Muitas pessoas votaram em mais de um candidato da cédula, isso fez com que o voto ficasse rasurado.



                A votação em mais de um candidato na mesma cédula foram algumas das irregularidades que culminaram com a anulação do voto na eleição para os conselheiros tutelares de Unaí-MG

                Se o voto nulo fosse "candidato", ocuparia a terceira colocação entre os cinco mais votados. Foram 363 votos nulos numa eleição que contou com a presença total de 4.367 eleitores unaienses. 
                Foram três votos brancos. 

                A votação foi feita em cédula de papel que trazia o nome e número dos 20 concorrentes. A cédula eleitoral foi confeccionada de acordo com padrão estabelecido pelo Governo de Minas e foi a adotada em todos os municípios onde houve eleição para conselheiros tutelares, Que ocorreu neste Domingo (191006). 

                Desde a chegada das urnas, passando pela votação e culminando na apuração dos votos, tudo foi acompanhado de perto pela Comissão Organizadora da eleição, presidentes e mesários que atuaram nas seções eleitores, pelos fiscais dos candidatos e pelo Ministério Público Estadual.

"Foram vários os questionamentos dos fiscais dos candidatos sobre a nulidade dos votos"
                Revela o presidente da comissão organizadora do certame, Matheus Fernandes Gonçalves

                Ele explicou que todas as reclamações e dúvidas eram resolvidas no momento exato do questionamento dos fiscais. 

"Foi tudo feito com a maior lisura e transparência possível"
                Disse Matheus, lembrando que a apuração dos votos foi acompanhada de perto por 15 fiscais (credenciados representando os candidatos), pela comissão organizadora, por quatro, ou três integrantes de cada mesa eleitoral e pelo representante do Ministério Público.


O trabalho

                O trabalho, porém, começou bem antes da apuração dos votos, iniciada às 18:00 horas. Para muitos servidores, o serviço se iniciou às 05:30 horas, para as 08:00 horas estar tudo pronto nas cinco unidades eleitorais onde ocorreria a votação. Às 08:00 horas, presidentes e mesários já estavam a postos, para receber os eleitores, que tiveram até as 17:00 horas para votar. 

                No período das 05:30 até as 23:00 horas, cerca de 90 servidores trabalharam, para que tudo saísse conforme o planejado. 

"Quero agradecer a toda a equipe que trabalhou, todos desempenharam um papel fundamental, com muita calma, tranquilidade e, sobretudo, com muita transparência"
                Comemorou Matheus.

                "A lisura e a transparência" foram muito ressaltadas pelo coordenador para se referir a todo o processo de escolha dos conselheiros tutelares, movimentação que começou no mês de Abril e só terminará no dia 10 de Janeiro, com a posse dos eleitos. 

                Matheus reconhece que o Ministério Público foi fundamental para conferir legitimidade às ações da comissão organizadora, acompanhando atentamente esse processo. O promotor de Justiça Alysson Cardozo Cembranel foi quem acompanhou a movimentação deste Domingo de eleição em Unaí, desde a votação até a apuração final.








                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS