PESQUISA NESTE SITE:

31 janeiro 2019

BRUMADINHO-MG - Bombeiros de Montes Claros são enviados para ajudar nas buscas por desaparecidos

Equipe de nove militares é a primeira do Norte de Minas a ser destacada para trabalhos na região da barragem; outros dois grupos de bombeiros de Montes Claros farão resgates no local.

                  Um grupo de nove militares do Corpo de Bombeiros de Montes Claros-MG viajou na manhã desta Quinta-feira (190131) para Brumadinho-MG

                  A equipe deve colaborar pelos próximos dias com a busca de pessoas que desapareceram após o rompimento da barragem da Vale na última Sexta-feira (190125). Oito homens e uma mulher do Norte de Minas estarão entre os militares que procuram por 259 vítimas que ainda estão desaparecidas.

                  Segundo o tenente Cristiano Cavalcanti, equipamentos da região também serão enviados ao local onde ocorreu a tragédia. 

“Estamos levando roupões de neoprene, para serem usados na área quente onde o rejeito está. Levamos ainda materiais de escavação para achar possíveis vítimas, barracas, fardas, capacetes, todo o equipamento necessário para desenvolvermos um trabalho de localização destas pessoas”
                  Explica.

                  Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares escolhidos são capacitados em áreas que os permitem trabalhar com segurança no mar de lama que se formou em Brumadinho

“Todos os enviados possuem dois cursos, de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) e Curso de Especialização em Salvamento e Extinção de Incêndios (Cesei). São militares que fizeram essas capacitações e estão aptos para trabalhar na área quente da lama”
                  Afirma Cristiano.

                  Apesar de certificados, quase todos os militares viverão em Brumadinho uma experiência pela qual ainda não passaram; apenas um deles já havia auxiliado nos resgates do desastre em Mariana-MG, há três anos. 
                  O sargento Alex Sandro Dias é bombeiro há 16 anos e espera poder auxiliar ao máximo nos trabalhos.

“Apesar das diversas ocorrências que atendemos de naturezas variadas, será uma situação completamente adversa, é diferente de tudo que já vivenciei nos 16 anos de serviço. Temos ideia do que nos espera pelos telejornais. Vai ser difícil sim, mas esperamos corresponder e minimizar o sofrimento das famílias”
                  Comenta.

Superar desafios

                  O cabo Fabíola Vieira é a única mulher do Norte de Minas que foi enviada para a missão em Brumadinho. Ela deixa a família em Montes Claros para ajudar nas buscas. 

“É nossa missão, nosso dever. Expliquei ao meu filho tudo, apesar de ser pequenininho, ele já está assistindo pela televisão. Disse a ele que a mamãe vai ajudar as pessoas que estão lá precisando, e quando voltar trago um presente. Criança gosta disso, né? Vou feliz, é minha missão. Vou fazer 17 anos na corporação no meio do ano e vamos cumprir nosso dever”
                  Diz.

                  O cabo Welton Amaro também segue para a primeira experiência em um resgate de uma proporção tão grande e pede proteção. 

“Estamos indo em apoio, mas que Deus possa nos proteger, nos guiar, para dar descanso àqueles que já estavam ali em trabalho. Pedimos a Deus que nos guarde e proteja nossas vidas”
                  Comenta.

Vítimas da região

                  O rompimento da barragem de Mina do Córrego do Feijão deixou vítimas no Norte de Minas. O técnico em meio ambiente, Renato Vieira Caldeira, natural de Montes Claros-MG, trabalhava na Vale há 13 anos. O corpo dele foi identificado na noite desta Quarta-feira (190130) e deve ser enterrado em Belo Horizonte-MG nesta Quinta-feira (190131).

                  O supervisor de elétrica, Júlio César Teixeira Santiago, também de Montes Claros-MG, está desaparecido desde a tragédia. A família de Júlio César informou que ele estava há cerca de seis meses em Brumadinho a serviço de uma empresa terceirizada da Vale.

                  Uma vítima de Coração de Jesus-MG, Daniel Muniz Veloso, também foi morto durante o rompimento da barragem e foi enterrado na cidade natal na última Segunda-feira (190128). Ele tinha 29 anos e trabalhava em uma empresa terceirizada que presta serviço para a Vale.

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS