Cobra da espécie arco-íris não é venenosa; animal foi visto por vigilante da instituição. PM Ambiental diz que espécie está em período de procriação.
A Polícia Militar Ambiental resgatou, na noite desta Segunda-feira (191104), um filhote de cobra da espécie conhecida como "jiboia arco-íris". O animal estava em uma creche de Samambaia-DF, no Distrito Federal, e foi encontrado pelo vigilante da instituição.
De acordo com o batalhão, a espécie não é venenosa.
A jiboia foi vista por volta das 23:00 horas, fora do horário de expediente, no gramado da área interna da escola, na QR 607. O funcionário informou aos policiais que fazia uma ronda de rotina quando se deparou com o animal.
A PM esteve na creche e apreendeu o filhote. A cobra foi colocada em uma caixa para o transporte e levada para o batalhão ambiental, onde passou a noite.
Na manhã desta Terça-feira (191105), a jiboia foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, onde deve passar por uma avaliação de saúde. A unidade pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.
Caso esteja saudável, o filhote será solto em uma área de preservação.
Época de reprodução
Ainda segundo informações dos militares, as cobras da espécie jiboia arco-íris (Epicrates cenchria cenchria) estão em época de procriação, que ocorre entre Outubro e Fevereiro.
Em Janeiro deste ano, duas delas, um macho e uma fêmea, foram apreendidas em uma chácara na DF-180, próximo à Samambaia-MG.
Até Outubro, 96 jiboias foram resgatadas no DF.
Como e quando acionar o Batalhão Ambiental?
Os pedidos de resgate de animais ou denúncias de maus-tratos podem ser feitas à PM Ambiental e à Polícia Civil.
O batalhão militar apreende também animais silvestres que não podem ser criados em casa, vendidos ou mantidos em cativeiro sem autorização.
Veja abaixo os canais para denúncia:
Batalhão Ambiental: (61) 3190-5190,
pelo WhatsApp (61) 99351-5736,
ou pelo central 190.
Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente - DEMA: número 197, pelo WhatsApp - (61) 98626-1197,
ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável