PESQUISA NESTE SITE:

17 junho 2019

UNAÍ-MG - Mais cinco comendadores de Santo Antônio do Boqueirão em 2019

                A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão (Lei 2.325, de 30 de Agosto de 2005) é outorgada anualmente, no dia do santo, a cinco colaboradores da romaria. Os agraciados com a honraria são indicados pela Prefeitura Municipal de Unaí-MG, pela Câmara Municipal, Pela Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão - ARSAB e pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição

                Os comendadores de 2019 são (em ordem alfabética):
                                Antônio de Araújo Pereira (in memorian)
                                Deusdédio Pinto Brandão
                                Edimar Gonçalves de Andrade
                                Luiza Santos Rabelo (in memorian)
                                Sílvio Caetano de Vasconcelos.

                Antônio Araújo Pereira (in memorian) foi indicado pela Prefeitura. 
                A viúva, dona Benedita Ribeiro Araújo, recebeu a comenda das mãos do prefeito José Gomes Branquinho
                O homenageado nasceu em Unaí em Agosto de 1929, foi comerciante e sempre morou em Unaí. Devoto e romeiro de Santo Antônio do Boqueirão, participava da festa todos os anos em companhia da família (teve 10 filhos, 21 netos e 11 bisnetos).

                Deusdédio Pinto Brandão foi indicado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Com 65 anos de idade, a ligação de Deusdédio com a Festa de Santo Antônio vem desde o berço, já que seus pais e avós foram romeiros. Foi batizado no Boqueirão e por lá também batizou seus filhos. 
                Toda sua família participa da festa.

                Edimar Gonçalves de Andrade é uma indicação da Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão. O agraciado nasceu no Distrito de Boa Vista em Dezembro de 1968. Frequenta a romaria desde criança, e muito cedo começou a trabalhar na zona rural.
                Além de acompanhar a romaria ao longo dos anos, Edimar mantém um tradicional restaurante no Boqueirão durante a festa, servindo grande número de pessoas.

                Luiza Santos Rabelo (in memorian) foi indicada pela Câmara Municipal. A comenda foi recebida pelo filho, Raulindo Rabelo
                Dona Luizinha chegou a Unaí em 1971 e estabeleceu-se como produtora rural. Devota de Santo Antônio, todos os anos rumava para o Boqueirão para participar e prestigiar a romaria. Dona Luizinha notabilizou-se como pessoa de grande coração e muito caridosa, auxiliando os necessitados que a procuravam.

                Sílvio Caetano de Vasconcelos foi indicado pela Prefeitura. O homenageado nasceu em Dezembro de 1936. Começou a lida na roça muito cedo. A fazenda Aldeia era o lugar preferido. 
                A Festa de Santo Antônio do Boqueirão foi sempre tão importante em sua vida que foi por lá que ele conheceu a esposa, dona Teresinha, com quem está casado desde 1957. A tradição de todos os anos ir à festa de romaria foi passada para filhos, netos e bisnetos.


Texto da comenda

                Assinada pelo prefeito, pelo presidente da ARSAB e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a comenda traz o seguinte texto:

"A Comenda de Santo Antônio do Boqueirão é conferida a (.....), pela sua notável contribuição e participação na consolidação na Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, festa tradicional, cultural e popular integrante do calendário oficial de eventos municipais, em conformidade com a Lei 2.323, de 30 de agosto de 2005.
Unaí-MG, 13 de Junho de 2019"
.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS