PESQUISA NESTE SITE:

01 junho 2019

TRÊS MARIAS-MG - Campanha 'Eu viro carranca para defender o Velho Chico' realiza ações

Evento conta com oficinas, atividades culturais, esportivas e artísticas a partir deste Domingo (02). Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação do rio.

                A Semana do Meio Ambiente será comemorada com ações da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” neste Domingo (190602) em Três Marias-MG, na Região Central de Minas

                O evento é realizado em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF e conta com oficinas, atividades culturais, esportivas e artísticas. A programação segue até o dia 05 de Junho e na próxima Segunda-feira (190603), as ações são voltadas para o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.

                Cerca de 18.000.000 de pessoas se beneficiam do rio, onde estão situados 505 municípios na Bacia do Velho Chico. 

“O objetivo é alertar a comunidade ribeirinha na bacia do Rio São Francisco dos problemas que acometem o Velho Chico e como preservá-lo. Um importante alerta já que o Rio garante o sustento de vários ribeirinhos”
                Explicou Roberto Carlos Rodrigues, Secretário de meio ambiente em Três Marias.

                O nome da Campanha, lançada em 2014, está relacionado a uma lenda popular comum nas cidades ribeirinhas. 

“Eles diziam que a carranca afastava os maus espíritos e protegiam o Velho Chico. O nome é um convite a todos para defender e preservar o rio”
                Disse o secretário.

                Em 2018, Januária-MG foi a cidade escolhida para receber as comemorações com a presença de 5.000 pessoas. Neste ano, a expectativa é que Três Marias seja abraçada por um público de 7.000 ribeirinhos da cidade e região. As ações acontecem simultaneamente em Bom Jesus da Lapa - BA-Médio SF, Juazeiro-PE-Submédio SF e Pão de Açúcar-AL-Baixo SF.

                De acordo com o Conselheiro da CBHSF, Adelson Toledo, as atividades buscam também mostrar a importância da preservação ambiental para as crianças e os adolescentes do Ensino Fundamental e Médio, com o intuito de ensiná-las a ter um olhar amigo para o Rio São Francisco.

“O dia 3 de junho foi instituído pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco exatamente para que tenha um dia que chame a atenção para os problemas do Rio São Francisco e a sua bacia. Desde o problema de qualidade, quantidade de água, poluição e uso inadequado. Esperamos que todos deem suas contribuições em favor do Rio São Francisco”
                Explica o Conselheiro Adelson Toledo.

                O Rio além de ser monitorado pelo Comitê, é acompanhado pelo SAAE e COPASA, que fazem um trabalho para detectar a quantidade e qualidade das águas. 

“Os rejeitos de Brumadinho ainda não chegaram em Três Marias. Dessa forma, os peixes estão em boa situação para consumo e a piscicultura continua exercendo suas atividades na cidade”
                Disse Adelson.

Mais informações

                Em Três Marias, as solenidades começam no Domingo (190602), a partir das 07:30 horas, no Terminal Turístico Praia Mar Grande. O evento será gratuito e aberto ao público. 

                Durante a programação, terão atividades artísticas e culturais, mobilizações, gincanas, estande e exposições. 
                Outras informações acesse o Site ou pelo telefone (38) 3754-5432.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS