Um Tucano da espécie Tucano-toco (Ramphastos toco), única espécie existente na fauna unaiense, ficou preso em cerca elétrica no Bairro Novo Jardim.
Por volta das 10:00 horas desta Quinta-feira (190221), o Corpo de Bombeiros recebeu uma solicitação de morador do Bairro Novo Jardim, em Unaí-MG, onde segundo solicitante, havia uma ave silvestre presa numa cerca elétrica.
Foi deslocado de imediato, uma viatura de resgate, até o endereço indicado, na Rua Aldemar Gonçalves Pereira, no Bairro Novo Jardim, onde deparou com um tucano da Família Ramphastidae, Gênero Ramphastos, muito conhecido em nossa região, sendo a única espécie de tucano existente no município.
A ave de grande porte se encontrava presa em uma cerca elétrica, correndo risco de vida. Imediatamente a ave foi resgatada, sem ferimentos, sendo solta em seguida, em seu habitat natural, fora do perímetro urbano, com segurança.
A Guarnição que foi mobilizada no resgate desta ave: Sargento Higor, Soldado Jonas e Soldado Morais.
Tucano-toco (Ramphastos toco):
A Espécie é muito comum em nosso município, e fácil de ser visualizado sobrevoando a cidade, pousando em mangueiras, ou árvores de grande porte em praças, orla do Rio Preto e na Serra do Taquaril.
O Tucano-toco é uma espécie de aproximadamente 56 centímetros, e pesa cerca de 540 gramas sendo a maior das espécies de tucano, da Família Ramphastidae. Ele pode ser visto em cerrados, florestas tropicais da América do sul, desde as Guianas até o norte da Argentina.
Sua distribuição no Brasil, ocorre desde o Piauí, Goiás͵ Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais até o extremo norte do Rio Grande do Sul. No litoral, está presente desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina.
O Tucano-toco também é popularmente conhecido como Tucanuçu, Tucanaçu, Tucano-grande e Tucano-boi. Não é uma ave com riscos de extinção.
Com Informações de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável