Ponte que liga Montes Claros a comunidade Monte Sião caiu e impossibilitou acesso de carro ao local. Em São Pedro da Garça, ponte foi interditada há três meses pela prefeitura.
Moradores de uma comunidade de Montes Claros-MG cobram reparos por parte da Prefeitura Municipal em uma ponte de madeira que caiu na última Sexta-feira (190104) e isolou o acesso de carro ao local. A região da zona rural conhecida por Monte Sião-MG tem aproximadamente 60 residências e, para transitarem, as pessoas construíram um caminho por dentro do rio que corta uma propriedade.
A estrutura que despencou ligava as Comunidade Monte Sião, Comunidade Morro Vermelho, Comunidade Traíras e Comunidade Tamboril.
A presidente da Associação de Moradores de Monte Sião, Liliane Leite Fonseca, informou ao G1 que há muitos meses a ponte apresentava sinais de que poderia despencar.
“Já vinha em estado de conservação ruim. Em junho pedimos ao prefeito para reformar, mas não houve resposta. Inclusive, há vários meses o antigo presidente da associação apresentou um ofício que foi assinado pelo próprio prefeito, que disse que ia consertar”
Diz.
A queda da ponte assustou os moradores e causou problemas. Liliane afirma que as crianças da comunidade vão ter que atravessar o rio para irem às aulas, quando voltarem de férias. Quem precisar ir à casa da familiares vai ter que estacionar com certa distância.
“Carro não passa, né? Tem uma antiga estrada que é muito ruim para passar, mas quem precisa com urgência passa por lá. Tinha uns parentes aqui, eles tiveram que deixar os carros do lado de lá e passar a pé pelo rio. O perigoso é que quando chover vai dar enchente, vamos ficar ilhados aqui”
Questiona.
Ainda no último Sábado (190105), a Prefeitura de Montes Claros informou que enviaria uma equipe ao local para fazer reparos. Nesta Segunda-feira (190107), funcionários foram à comunidade e avaliaram a ponte.
O município não informou até esta publicação em que prazo vai realizar a reforma.
Problemas em São Pedro da Garça
Em Outubro de 2018, uma ponte caiu próximo a Comunidade de São Pedro da Garça, em Montes Claros. Um caminhão que transportava adubo passava pelo local no momento em que a estrutura desabou. Moradores que cobraram manutenção na estrada e na própria ponte afirmam não terem recebido retorno da Prefeitura Municipal até esta publicação.
O motorista do veículo que tombou há três meses contou ao G1 que o fluxo de caminhões que levam insumos agrícolas para a região e passam pela ponte é alto.
“Já passei por várias vezes. Muitos caminhões passam por aqui porque tem muita fazenda na região e as coisas precisam chegar. Nós já reclamamos várias vezes junto à prefeitura, mas ninguém nunca fez nada”
Disse o motorista Silvério Guerra.
Um morador da comunidade afirma que uma equipe do município até foi ao local há alguns meses. Os responsáveis interditaram a ponte e colocaram placas que proíbem passagem de veículos de grande porte. Segundo o morador Danilo Santos, apesar dos pedidos, as reformas não aconteceram.
“Uma empresa que produz adubo na região até propôs asfaltar e construir ponte, mas a prefeitura disse que eles tinham que pagar uma multa se fossem mexer na estrada. A ponte está interditada para caminhão e ônibus. Os ônibus tiveram que mudar a linha”
Diz.
O G1 fez contato com a assessoria de comunicação do município para saber se existem prazos de reparos para as duas estradas. O órgão ainda não informou datas para realizar melhorias, mas confirma que já enviou equipes para avaliar a situação.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável