PESQUISA NESTE SITE:

16 novembro 2018

UNAÍ-MG - Saúde estabelece fluxograma para atendimento da Dengue

                Embora o número de casos de dengue tenha se mantido estável nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Unaí-MG,  na Região Noroeste do Estado, está tomando todas as providências para que pacientes infectados sejam atendidos adequadamente. 

                O fluxograma de atendimento da dengue já foi criado. Assim, todo o Programa Saúde da Família - PSF, a Policlínica e o Hospital Municipal estão preparados para recepcionar os pacientes.

                Se apresentar (um ou mais) sinais da dengue (febre alta, dor nas articulações e nos músculos, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, náuseas e vômitos, cansaço e falta de apetite), a pessoa deve dar entrada na unidade de PSF em que é referenciada. 

                Caso a residência esteja em área não coberta por PSF, como é o caso do Centro, o atendimento é na Policlínica. Fora do horário de funcionamento dessas unidades, bem como nos finais de semana e feriados, o paciente deve procurar atendimento no Pronto Atendimento - PA junto ao Hospital Municipal de Unaí - HMU.

                Ao dar entrada no PSF ou na Policlínica, o paciente será classificado conforme os sinais ou sintomas que apresentar. Casos mais simples são tratados na própria unidade. 
                Os mais graves serão transferidos para o Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado.

                A orientação é para as pessoas não procurarem diretamente o Pronto Atendimento - PA nos horários de funcionamento do PSF e da Policlínica, locais preparados para o primeiro atendimento. 
                O Pronto Atendimento - PA deve ser reservado para casos de urgência e emergência ou para atendimentos nos horários em que as unidades básicas não estejam funcionando.

Exames

                Depois da avaliação médica na Unidade Básica de Saúde - UBS, o paciente pode ser cobrado a apresentar exames. As equipes da unidade vão orientá-lo sobre a coleta e encaminhá-lo para o Hospital Municipal, cujo laboratório também terá horário diferenciado.

                Na parte da manhã, os exames serão feitos de 10:00 horas ao meio-dia, com resultado às 14:00 horas. 
                À tarde, os exames serão feitos entre 14:00 e 16:00 horas, com resultado às 17:00 horas. Com o resultado em mãos, o paciente deve retornar à unidade onde foi atendido, para receber as orientações médicas.

                Durante o atendimento, o paciente receberá o Cartão da Dengue. Ele precisa estar atento ao correto preenchimento de todas as informações. Em todos os procedimentos, o paciente precisa levar o Cartão da Dengue, juntamente com o cartão do SUS e os documentos pessoais.

                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS