Empresas optaram por fazer retirada da frota durante a noite desta terça-feira (24) devido à onda de ataques ao transporte. Estado de alerta continua, afirma sindicato patronal.
Os ônibus do transporte urbano de Uberlândia-MG voltaram a circular normalmente na manhã desta Quarta-feira (180425) conforme informado pela assessoria de comunicação que representa as empresas do setor e o sindicato patronal.
Na noite de ontem, grande parte da frota parou de rodar a partir das 20:00 horas devido à onda de ataques ao transporte público da cidade.
Em nota, as três concessionárias da cidade e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro - SINDTT informaram que os veículos foram retirados de circulação a partir das 20:00 horas para ser retomado às 5:00 horas desta Quarta-feira.
A medida foi tomada após mais um ônibus ser incendiado no Bairro Laranjeiras. Desde a última Sexta-feira, foram sete registros de ataques na cidade, sendo o quinto envolvendo incêndio.
Alguns veículos haviam retornado aos terminais com escolta da Polícia Militar - PM, às 21:30 horas, para garantir que os passageiros fossem atendidos. Às 22:50 horas, o órgão informou que todos os ônibus deixaram de circular, mas reforçou a normalização do serviço nesta Quarta-feira.
Uma usuária do serviço conversou com o G1 e disse que houve tumulto no Terminal Santa Luzia por volta das 21:00 horas porque só estavam entrando ônibus que vinham do Centro e Bairro Umuarama, porém em direção aos bairros não saía nenhum veículo do terminal.
“O pessoal estava super revoltado, pedindo o dinheiro de volta e brigando com o motorista e os funcionários do terminal. Muita gente não conseguia voltar pra casa de ônibus”
Relatou usuária.
Policiamento
Ainda segundo as empresas do segmento, hoje pela manhã também ocorrem algumas escoltas de veículos e desde cedo a Polícia Militar está em alerta patrulhando os bairros para garantir a segurança aos usuários e trabalhadores do sistema.
Não há previsão de nova retirada da frota por enquanto, mas o estado de alerta continua.
O G1 recebeu a informação de que o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira, orientou às empresas que não fizesse a retirada.
Mas que acionassem as companhias da Polícia Militar - PM da região onde ficam as garagens e os terminais para pedir a escolta de veículos, o que já estava acordado com a corporação.
Também foi orientado que os terminais não fossem fechados e que se fizesse comboios desde que os passageiros, especialmente estudantes, fossem levados até o final de cada trajeto.
A reportagem procurou a SETTAN nesta manhã e aguarda um posicionamento oficial sobre as orientações.
A Polícia Militar garantiu que mobilizou todo o efetivo disponível, inclusive o administrativo, para reforçar o acompanhamento aos ônibus, a fim de inibir as ações dos criminosos.
Disse também que uma nova reunião com os órgãos envolvidos será realizada na sede da 9ª Região da Polícia Militar - RPM, às 11:00 horas, para aprimoramento da coordenação e controle das atividades delineadas na data de ontem.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável