PESQUISA NESTE SITE:

11 abril 2018

BRASIL - Maçonaria: entenda a crise na maior sociedade secreta do país


                Após meses de campanha eleitoral, os maçons do Grande Oriente do Brasil - GOB, principal ramo dessa sociedade secreta, não foram às urnas. 

                A escolha do líder do GOB estava prevista para o último dia 10 de Março, mas foi suspensa por tempo indeterminado após denúncias de irregularidades nos registros das chapas.

                Sem definição sobre a nova data para a eleição, o antigo líder continua no posto. O servidor público aposentado do Banco Central Marcos José da Silva é o grão-mestre há 10 anos. 
                Reeleito em 2013, ele está fora da disputa. 

                O sucessor, Eurípedes Barbosa Nunes, que ocupava o cargo de adjunto, morreu antes de ver seu nome nas urnas, no dia 3 de abril deste ano. Ele foi substituído pelo coordenador da campanha, Múcio Bonifácio, na chapa “GOB para os maçons”.

                A oposição acusa a atual gestão de tentar manter o poder isolando os líderes que incomodam. Ao todo, oito grãos-mestres regionais foram afastados ou expulsos. Defensores da atual gestão, no entanto, alegam que foram trâmites administrativos e que a atuação do órgão é republicana. 

                A troca de denúncias entre os dois grupos levou à impugnação das duas chapas pelo Supremo Tribunal Federal Maçônico, o que provocou a suspensão das eleições.

                No último dia 10 de abril, houve um sinal de que o imbróglio pode chegar ao fim em breve. O Supremo Tribunal Federal Maçônico abriu novo prazo para apresentação dos documentos das chapas. 
                Os candidatos terão 10 dias.

                O candidato da chapa “Novo Rumo” é Benedito Marques Ballouk Filho. Derrotado nas últimas eleições, ele tenta conquistar o cargo novamente com o slogan: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”.

                A estrutura interna de poderes da organização é semelhante à do Estado brasileiro, com deputados, governadores e juízes. O cargo máximo é o de grão-mestre, equivalente ao de presidente da República.

Conheça os principais nomes envolvidos na disputa:

  
 

                A disputa mobiliza integrantes de lojas maçônicas em todo o país. A movimentação dessa corrida eleitoral é tão grande que extrapola o manto de silêncio que cobre a ordem desde sua fundação, em 1822. As duas chapas concorrentes possuem páginas em redes sociais nas quais anunciam projetos e ações.

                A expectativa é de que 40.000 membros participem da escolha do novo líder em 3.000 lojas maçônicas em todo o país, isso porque apenas os maçons com o título de mestre e que estejam financeiramente adimplentes podem votar.

                Não há números atualizados de quantas pessoas participam da sociedade secreta. Mas o grupo conta com nomes de peso na política brasiliense e nacional, como o presidente Michel Temer (MDB), o ex-senador Gim Argello (ex-PTB), o ex-governador José Roberto Arruda (PR) e o deputado federal Izalci Lucas (PSDB)
                Os três primeiros estão afastados da maçonaria.

                Com Informações de: Metrópoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS