A Prefeitura Municipal de Unaí-MG - PMU, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, prepara o Parque Natural Municipal Pedro Geraldo de Menezes para a revitalização hidroambiental que começa neste Sábado (180217).
Em solenidade, com início previsto para as 8:00 horas, a Prefeitura Municipal, Instituto Estadual de Florestas - IEF e Rotary Clube planejam plantar 200 mudas de Buriti e outras dezenas de ipês amarelo, branco e rosa.
O Parque Duca Menezes está situado no Bairro Águas Claras, ao lado do Bairro Divinéia, próximo à sede da Associação Mão Amiga.
Além de preparar o terreno para o replantio de espécies da flora nativa, havia Buritis na região 50 anos atrás, serão plantadas árvores exóticas e frutíferas, para atrair pássaros e outros animais da fauna local.
O trabalho de preparação do terreno envolve ainda o desassoreamento do lago e o replantio da mata ciliar nas nascentes do Córrego Canabrava.
Todas as árvores serão catalogadas, com identificação do nome popular e do científico. A ideia é transformar o local num grande laboratório a céu aberto e num centro de convivência, integrando homem e meio ambiente.
O Parque Duca Menezes foi instituído pela Lei 2.802, de 4 de dezembro de 2012. Visa, principalmente, proteger e preservar fragmentos de vegetação nativa das formações de cerrado, de mata ciliar e mata brejosa. Isso, numa área inicial de aproximadamente 10.000m².
Mas essa área pode mais que dobrar suas dimensões, já que o parque poderá anexar outra área, fruto de doação de um proprietário vizinho.
Do projeto estrutural, consta o traçado de trilhas, a instalação de bancos e pontes, e a construção da sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CODEMA, do Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMMA e do Centro de Referência de Educação Ambiental.
A gestão do Parque Duca Menezes ficará a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que, após ter construída sua sede, passa a funcionar no local. Auditório, banheiros, cantina e estacionamento também fazem parte do projeto de construção.
O CODEMA já aprovou o aporte de recursos para executar a obra. O dinheiro é oriundo, principalmente, das multas aplicadas para compensações ambientais.
De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, recursos federais podem ser alocados nos parques unaienses.
O município já informou ao Ministério do Meio Ambiente a existência dos três parques municipais já instituídos por lei.
Nos próximos meses, aguarda visita de técnicos do ministério. Além do Duca Menezes, já instituído oficialmente, outros dois parques: o Dujardes Caldeira, no Bairro Sagrada Família, e o Senhorinha Lemos, no loteamento Terra Nova.
Estes dois últimos estão com a mata nativa intocada, recursos hídricos preservados (por enquanto) e com boa quantidade de água.
Mas, de acordo com a secretária, os esforços municipais serão concentrados primeiramente na instalação do Parque Duca Menezes.
Para tocar os empreendimentos, o município espera contar também com a iniciativa privada, as empresas possuem incentivos para aplicar recursos na preservação ambiental, e outros parceiros, como faculdades, escolas técnicas, órgãos governamentais, clubes de serviço e outros segmentos.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável