PESQUISA NESTE SITE:

15 fevereiro 2018

PARACATU-MG - Encerradas as Buscas pelo segundo dia, sem êxito, ao corpo do Sgt Filho

                 Aconteceu na tarde da última Quarta-feira (180214), por volta das 16:00 horas, quando o sargento Paulo Filho, juntamente com o soldado Santana, realizava treinamentos de mergulho na Represa Boa Sorte, distante 30 quilômetros de Paracatu-MG e do pelotão, momento que em um dos mergulhos, o sargento ficou preso no fundo.

                 Ao perceber puxão na corda, que para os militares significa emergência, o soldado imediatamente mergulhou e percebeu que o sargento se encontrava preso na boca de um cano, onde a sucção era extremamente forte, impossibilitando-o de aproximar e de resgata-lo.

                 Foi por volta das 16:30 horas que o pelotão do corpo de Bombeiros em Paracatu recebeu contato do Soldado Santana informando sobre os fatos e da gravidade do ocorrido.

                 Imediatamente foi deslocado para o local, a represa, diversas guarnições, para resgatar o sargento. Após 40 minutos em que o corpo estava submerso, preso a boca do cano com forte sucção, os militares chegaram para o socorro, constatando então, a morte, devido o tempo submerso, sem nenhum recurso de oxigenação.

                 Os militares BM lutaram até a noite, sem êxito, e devido a falta de iluminação, decidiram encerrar as buscas em resgate do corpo, para nova retomada na manhã desta Quinta-feira (180215), com novas estratégias.

                 O plano era drenar o lago, para facilitar o resgate do corpo, assim, as comportas foram abertas, esperando que pela manhã diminuísse significativamente a profundidade do local, que até então era de 6 metros, para 2 ou 3 metros.

                 Nesta manhã as buscas recomeçaram, porém as águas não diminuíram conforme o esperado, baixando apenas menos de 0,50 metro.

                 Diversas táticas foram colocadas em prática, porém, sem êxito, com máquinas da prefeitura, tentaram fechar a saída da água na outra extremidade da tubulação, porém, devido a força da água, varias toneladas de terra colocada, era levada, durante revezamento dos caminhões.


                 Em contato com o Ex-comandante ten Inivaldo do pelotão, no inicio desta noite, (atualmente ele está em Patos de Minas-MG, mas presente com os militares BM, atuando no resgate), repassou ao Unaienses Nota do atual Comandante, Tenente Gabriel.

Confira Nota na íntegra:

"Senhores,
Estamos agora acompanhando os trabalhos para retirada do corpo do Sgt Filho desde as primeiras horas da manhã. 

A estratégia inicial de abrir as comportas para diminuir o nível de água da represa não foi tão efetiva quanto esperávamos, uma vez que o nível desceu menos de 0,50 m ao invés dos 2 metros que alguns funcionários da empresa haviam calculado. 

Dado esse fato foi adotada uma nova estratégia. 
Estamos tentando com o auxílio de maquinário pesado da própria DVPA fechar o vertedouro da barragem com terra. Isso impedirá a passagem da água e diminuirá a sucção no cano, o que irá, em tese, permitir a aproximação dos mergulhadores do corpo ou até mesmo fará com que o corpo flutue, já que o sargento Filho ainda usa o colete mergulho. 

Gostaria de aproveitar a mensagem para agradecer a todos os militares que foram voluntários para nos apoiar nesse momento tão difícil. 

Desde de militares de outros batalhões, até o pessoal de Paracatu e da 4° Cia Ind que estão desde ontem nas buscas pelo corpo. 

São atitudes assim que demonstram que "espírito de corpo" não é somente um jargão militar ou uma expressão vazia usada para impressionar os superiores. 

Também agradecemos a prefeitura de Paracatu, sempre nos apoiando em todos os momentos e ao próprio pessoal da DVPA

A ajuda de todos está sendo essencial para darmos um amparo para a família do Sgt Filho nesse momento de sofrimento"

                 Atenciosamente,
                 Ten Gabriel.



 

 

 

 

 

 


MATÉRIAS RELACIONADAS:
 7773 
 7780 
 7793 
 7801
                 Com Informações de
CBMMG - PARACATU-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS