Nesta Segunda-feira (19), recebemos por volta das 20:15 horas, mais uma NOTA, informando a imprensa sobre ocorrência que visa resgatar o Sgt Filho, que desde o dia 14 encontra-se preso no funda da Represa Boa Sorte.
Acompanhe na Íntegra
Caros Profissionais da imprensa,
Boa noite!
Nesta Segunda-feira (180219), continuamos em Paracatu-MG para o resgate do nº 120.884-2, 3º Sargento BM, Paulo Francisco Pereira FILHO, o Sgt Filho, do 4º Pelotão BM de Paracatu, sendo que, novamente, as guarnições BM chegaram no local da barragem na primeira hora dia, ou seja, as 06:00 horas.
Primeiramente verificamos o nível de água da barragem baixou 3,4 metros desde o primeiro dia de trabalho deixando exposto o talude, o degrau da represa onde constatamos ter algumas erosões que, de acordo com um especialista possivelmente demonstra deficiência na compactação da represa que possui aproximadamente mais de 20 anos.
Cenário mudado em relação ao nível e aparição do talude, partimos para as atividades de monitoramento e busca utilizando 1 (uma) dupla de BMs equipados embarcados no local sinalizado onde o corpo do Sgt Filho se encontra.
A Guarnição BM utilizando cordas e poitas tentou verificar com um bastão de madeira sua posição e prender algum equipamento ou parte do corpo do Sgt Filho.
A empresa Kinross montou mais uma bomba de sucção na parte da manhã e outra à tarde totalizando 4 bombas que ficarão funcionando até conseguirmos baixar o nível da água até a exposição do corpo do Sgt Filho e poder trabalhar com segurança.
A capacidade de bombeamento passa ser de 3.200 m³/h com a utilização das 4 bombas. A saída de água pela galeria é de aproximadamente 2.500 m³/h.
Com a utilização de uma escavadeira hidráulica e uma pá de esteiras demos continuidade aos trabalhos de construção do dique que dividirá o reservatório em uma parte menor diminuindo o volume d'água e consequentemente acelerando nosso serviço.
Houve chuvas na cidade de Paracatu mas no local do acidente choveu pouco.
Novamente esperamos que no máximo na Terça-feira (180220) o corpo possa ser resgatado com segurança para os mergulhadores.
Durante a recomposição fisiológica da Guarnição de Salvamento a noite o local ficará guardado por uma Guarnição BM fazendo a prevenção e também em virtude de uma equipe da empresa Mineradora permanecer no local para reparo e manutenção das máquinas nesse tempo em que as bombas ficarão ligadas.
MANOEL DOS REIS MORAES, CEL BM
Comandante do 2º COB.
Ricardo MARISGUIA Mendes, Major BM
Cmt 4ª Cia Ind BM - Of. Comunicações.
Entenda como aconteceu
Na última Quarta-feira (180214), enquanto realizava treinamentos de mergulhos, o Sgt Filho juntamente com o Sd Santana, do 4º Pel 1ª Cia/4ªCia Ind de Paracatu-MG, na Represa Boa Sorte, distante cerca de 30 Km do pelotão, onde ocorreu a tragédia.
O Sgt mergulhava, quando o Sd sentiu a corda sendo puxada, dando sinal de emergência. No mesmo instante o Sd Santana teria mergulhado e descoberto que o Sgt se encontrava em um local com forte sucção de um cano de escoamento da represa.
Depois de diversas tentativas para resgatar o militar BM, a corporação foi acionada e notificada do que estava acontecendo, e então foi enviada guarnições para o local, onde, depois de ser informado que o corpo se encontrava submerso por cerca de 40 minutos, foi declarado a morte do militar, por volta das 16:30 horas.
As lutas em resgatar o corpo prosseguiu até a noite, quando houve desistência por falta de iluminação e visibilidade nula das águas turvas do local; ficando para dar continuidade na Quinta-feira, logo pela manhã.
Assim os trabalhos prosseguiram dia após dia até o dia de hoje, nesta Segunda-feira (180219), quando recebemos esta nota que nos informa que ainda não foi possível retirar o corpo, que possivelmente já está em estado avançado de decomposição; ficando para reiniciar os trabalhos nas primeiras horas desta próxima Terça-feira (180220), o Sétimo dia na tentativa de resgatar o corpo.
Com Informações de:
CBMMG - PARACATU-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável