Estudante de Montes Claros foi aprovada pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS); em entrevista ao G1, ela diz que a aprovação veio após muito estudo e dedicação.
"Saí da natação e desativei todas as redes sociais para focar nos estudos. O tempo livre sempre foi para estudar. Estou muito feliz e agradecida a Deus e a família pelo resultado”.
A norte-mineira Juliana Monção Nippes Pereira de 18 anos, não esconde a alegria da aprovação em primeiro lugar no vestibular de medicina da Universidade de Brasília - UnB); ela foi aprovada pelo Programa de Avaliação Seriada - PAS.
“Como foi seriado, desde o primeiro ano do ensino médio eu já estava focada no vestibular. Estava na escola de 7:10 até 12:30 horas e, ao chegar em casa, estudava no período da tarde e a noite”
Diz.
A dedicação aos estudos começou bem cedo.
Desde os sete anos, Juliana tem um espaço no quarto com livros didáticos e literários, mas a decisão de cursar medicina veio no início do ensino médio.
“Quando entrei no primeiro ano, já estava determinada a tentar esse curso porque era o que eu mais me identificava. A profissão tem um viés social e humano muito importante. É uma profissão muito bela, porque vai ao encontro do outro e ameniza o sofrimento”
Enfatiza.
Juliana estudou no Colégio Sólido, do Sistema Anglo, e no último ano do ensino médio fez cursinho de matemática e redação. Além do PAS da UnB, ela tentou medicina no vestibular seriado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em Diamantina-MG, mas o resultado ainda não foi divulgado. A jovem também participou das duas primeiras etapas do Paes da Universidade Estadual de Montes Claros-MG.
Foi uma graça de Deus, mais que um presente de aniversário, diz estudante, que completou 18 anos em Janeiro.
Segundo ela, o apoio da família foi fundamental para o resultado.
“Minha família sempre me incentivou a estudar, mostrando o valor do trabalho e dos estudos para as conquistas. Desejava muito essa aprovação, mas não esperava. Só pedia a Deus para abrir os meus caminhos e mandar o melhor para minha vida”
Faltando pouco mais de um mês para o início das aulas, a estudante já se prepara para se mudar de cidade. No próximo dia 5, ela vai até Brasília-DF fazer a matrícula e retorna para começar os estudos no início de março.
“A expectativa é boa e conflitante ao mesmo tempo. Vou para uma cidade maior, onde conheço só a família de um tio. Vai ser uma experiência nova, mas muito importante para o crescimento profissional”
Conclui.
Vagas
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos - Cebraspe, da Universidade de Brasília, informou ao G1 que foram oferecidas 20 vagas no curso de medicina diurno e teve 60 candidatos por vaga.
Segundo o Cebraspe, Juliana foi aprovada em 1º lugar no Campus Darcy Ribeiro.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável