PESQUISA NESTE SITE:

08 janeiro 2018

UNIVERSAL - Como ajudar quem está se afogando

Depois das festas, vem as férias de verão com calor, mar e piscina. Uma combinação que pode parecer perfeita para quem curte, mas que também pode ser muito perigosa especialmente para crianças, idosos ou para os destemidos que resolvem enfrentar as águas com condições perigosas para banho.

                Resultado: nesta época do ano, os afogamentos em todas as faixas etárias aumentam a incidência de óbitos em muitas das nossas praias maravilhosas. Um jeito triste de começar o ano que foi tão festejado. 

Regra número 1, que vale ouro: OBEDEÇA às sinalizações colocadas pelos guarda-vidas. Eles sabem avaliar as condições de perigo no mar. Muitas vezes o mar pode parecer calmo, tranquilo e sem ondas, mas há correntes invisíveis para os olhos leigos que dificultam a volta dos que se arriscam a ir ao fundo.

                Nessas situações, o cansaço é iminente e o afogamento a consequência. Se a bandeira está vermelha, não entre. Os guarda-vidas devem ser respeitados incondicionalmente.

                Agora, como proceder quando alguém perto de você está se afogando? Vamos a algumas dicas importantes.

Na piscina

                Se alguém estiver se afogando em uma piscina que não dá pé para você, NÃO entre na água, mesmo que você saiba nadar bem. A pessoa que está se afogando tende a se agarrar na que vai ajudar e os dois podem se complicar e se afogar. 

                Mantenha a calma, diga em voz alta que você vai ajudar e jogue uma boia para que a pessoa possa se segurar. 

                Se não houver uma boia por perto, pegue qualquer objeto que boie ou algo como um cabo de vassoura ou de guarda sol, por exemplo, e veja se consegue alcança-la. 
                Só então puxe-a para a beirada. 

                Se a pessoa estiver inconsciente, puxe-a para a beirada, retire-a da água deite-a de barriga para cima. Se você não sentir os pulsos ou perceber que não há respiração, inicie imediatamente a massagem cardíaca: ajoelhe-se ao lado, entrelace as suas duas mãos, coloque-as sobre o peito na altura do mamilo, evitando a região das costelas. Aperte com vigor, para baixo, utilizando o peso do seu corpo, idealmente com a frequência de 100 compressões por minuto.

                Para que se tenha uma ideia da importância disso, cada minuto de parada cardíaca sem massagem diminui a chance de sobrevivência em 10%. Isso significa que depois de 10 minutos a pessoa pode não ter mais chance de recuperar a vida. 

                A massagem deve ser feita até que a pessoa demonstre sinais de consciência e/ou respiração ou até que o socorro chegue. Quando a pessoa recobrar a consciência, até o socorro chegar, coloque-a de lado, que é a posição mais adequada para a recuperação.

No mar

                Se você perceber que alguém está no mar se debatendo, ou pedindo ajuda, NÃO entre na água, mesmo que você souber nadar bem. O salvamento no mar requer um treinamento especial. As correntes de retorno podem extenuar os melhores nadadores.

                Mantenha a calma e chame imediatamente os guarda-vidas. Se não houver nenhum guarda-vidas à vista, ligue para os bombeiros (193). Se nada disso for possível e só você estiver por ali, entre com uma boia ou qualquer objeto flutuante que você possa jogar para a pessoa se agarrar. Evite chegar perto da pessoa sem nenhum objeto que flutue pois vocês dois podem se afogar.

                Quando conseguir chegar com o afogado na areia, repita os procedimentos de massagem cardíaca acima descritos se o mesmo estiver inconsciente, sem os pulsos palpáveis e/ou sem sinais de respiração. 

                Observe as bandeiras e os sinais de perigo. Mantenha crianças pequenas por perto, à distância de seus braços e não apenas dos seus olhos. 

                Siga sempre as orientações dos guarda-vidas. São nossos anjos da guarda.

                Com Informações de: G1 BemEstar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS