PESQUISA NESTE SITE:

20 janeiro 2018

UNAÍ-MG - CREAS inicia campanha para receber doação de livros de literatura juvenil

O CREAS está iniciando uma campanha para receber livros de literatura. A principal função do CREAS é promover o atendimento de indivíduos ou famílias em situação de risco social.

                 O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS em Unaí-MG, está iniciando uma campanha para receber livros de literatura, voltados para o público juvenil. 

                 Serão utilizados numa oficina para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida. 

                 Os livros de literatura juvenil devem ser entregues no CREAS na Avenida Lisboa, 27, Vila São Sebastião - próximo ao antigo Clube do SESI, ou na Secretaria de Desenvolvimento Social à Rua Calixto Martins de Melo, 230 e ainda na Associação Unaiense de Desenvolvimento e Cidadania – AUDEC  na Rua Canabrava, 767; a partir das 13:00 horas. 
                 Os livros devem estar em bom estado de conservação.

                 O CREAS, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Unaí, está firmando as parcerias e elaborando o plano de ação que será executado ao longo de 2018. A Oficina de Leitura é um dos instrumentos que serão utilizados como medida socioeducativa de liberdade assistida para os adolescentes responsabilizados por atos infracionais. 
                 As medidas socioeducativas duram de seis meses a três anos.

                 Por meio da literatura, a equipe multidisciplinar do CREAS pretende desenvolver nos adolescentes sentimentos que tenham a ver com a vivência e a experiência de cada um. A busca envolve identificação do adolescente com personagens da literatura, com histórias familiares, com épocas e locais onde a ficção se passa. 
                 Para isso, serão utilizadas dinâmicas específicas.

                 Os técnicos do CREAS estão se capacitando para dar conta do desafio. Tomam como base outros casos e experiências que deram certo. Já sabem, porém, que a prática, se aplicada corretamente, produz os resultados desejados.

CREAS: para quê e como funciona?

                 A principal função do CREAS é promover o atendimento de indivíduos ou famílias em situação de risco social ou pessoal, por violação de direitos, ou que já tiveram seus direitos violados.

                 Para isso, o município investe na manutenção das instalações físicas e em pessoal especializado: assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado e agente social.

Risco social

                 Estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência, pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado.

                 Normalmente, as pessoas em situação de risco social ainda estão convivendo com suas famílias. O atendimento, personalizado e continuado, exige intervenções especializadas, e acontece desde a escuta até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.

Objetivos

                 Fortalecer a família na função de protetora de seus membros;
                 Incluir as famílias na rede de proteção social e nos serviços públicos;
                 Romper com o ciclo de violência no interior da família;
                 Oferecer condições para reparar danos e interromper a violação de direitos;
                 Prevenir a reincidência de violações de direitos.

No CREAS

                 São atendidas crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar: que acontecem nas situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outras situações.

                 Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.

                 Mulheres e pessoas idosas: vítimas de violência doméstica/intrafamiliar.

                 Famílias e indivíduos em situação de rua: oferta de serviços de abordagem e atendimento social de jovens ou adultos, sem moradias que vivem na rua ou que estão temporariamente nas ruas, viabilizando o retorno familiar e inclusão na rede de serviços de proteção social.

Como acessar os serviços:

                 Crianças e adolescentes normalmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar, ou por pessoas que espontaneamente buscam apoio por elas.

                 Elas também podem buscar sozinhas este amparo, assim como as demais pessoas vítimas de violência.

Onde fica o CREAS:

                 O CREAS fica na Avenida Lisboa, número 27, Vila São Sebastião
                 Mais informações, Pelo telefone: 3677-5083.

                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS