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15 maio 2017

MONTES CLAROS-MG - Após ataque de hacker, beneficiários do INSS reclamam de falta de atendimento

Ciberataque mundial atingiu ao menos 150 países na última sexta-feira (12); INSS informou que agências abriram normalmente e que o sistema está sendo reiniciado aos poucos.


             Após o ciberataque mundial que atingiu ao menos 150 países na última Sexta-feira (170512), os beneficiários que procuraram o INSS em Montes Claros-MG, nesta Segunda-feira (170515), reclamaram de falta de atendimento. 

             A dona de casa Gracineide Teixeira tem uma filha com síndrome de down e procurou o órgão para requerer os direitos da menina. 

“Eles falaram que estão fora do ar 
e pediram para voltar na quarta-feira, pra ver se normalizou”
             Diz.

             O aposentado Flaudenir também voltou pra casa sem conseguir atendimento. 

“Eu estive aqui sexta-feira 
e não consegui resolver, 
porque o sistema estava fora do ar 
e mandaram voltar hoje. 
Estou aqui novamente 
e continua fora do ar, 
com previsão de voltar 
na quarta-feira”
             Afirmou Flaudenir José da Silva.

             Em nota, o INSS informou que as agências abriram normalmente nesta Segunda-feira (170515), mas que o sistema está sendo reiniciado aos poucos, o que pode ocasionar atrasos pontuais nos atendimentos. O INSS esclareceu ainda que, em alguns casos, os processos estão sendo feito manualmente.


“Hoje, o INSS mantém o serviço normalmente e orienta os agendados da última sexta-feira (12) 
a entrarem em contato pelo telefone 135 
para receberem as devidas orientações. 
A central de atendimento 
também entrará em contato 
com os segurados”
             Diz a nota.

             Ainda de acordo com o órgão, o sistema não foi infectado e os dados dos seguradores estão resguardados. Apenas as informações salvas no desktop das máquinas atingidas foram criptografadas.

O ataque

             O ciberataque mundial iniciado na Sexta-feira (170512) deixou 200 mil vítimas, principalmente empresas, em ao menos 150 países.

             O ataque foi feito por um vírus de resgate, um ransomware. Ele embaralha os arquivos do computador, impedindo seu funcionamento normal. Para restaurar os arquivos e recuperar o sistema, a vítima precisa fazer um pagamento. Imagens do vírus divulgadas na sexta-feira indicavam que a praga estava pedindo US$300 (cerca de R$950,00, mas os valores têm variado) para serem pagos pela criptomoeda anônima Bitcoin (que dificulta o rastreamento realizado por autoridades) até uma data limite.

             Com Informações de: G1.

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