PESQUISA NESTE SITE:

01 dezembro 2017

UNAÍ-MG - Uma tarde para falar da saúde do homem, na Câmara Municipal

               Na tarde desta Quinta-feira (171130) em Unaí-MG, foi marcada por uma palestra sobre "Novembro Azul", a saúde do homem na atenção primária, um testemunho, diácono Jaime Correia e uma encenação teatral temática  pelo Grupos Kyrios e Saúde e Arte

               As três ações fizeram parte do fechamento da campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata. A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Unaí - PMU organizou o evento no Plenário da Câmara Municipal de Unaí - CMU.


               Na primeira ação, a palestra da médica infectologista Natali Nicolino fez uma abordagem completa do câncer de próstata: aspectos socioculturais que envolvem a doença, exames de rastreamento, diagnóstico, tratamento e prevenção. 

               A médica falou ainda sobre o câncer de pênis (causas, conseqüências, diagnósticos, tratamento) e o acompanhamento de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, tabagismo, alcoolismo) nos PSFs e postos de saúde.


               PSFs e postos de saúde são as portas de entrada do sistema (Atenção Primária). A atenção primária de saúde é responsabilidade dos municípios, via Secretarias Municipais de Saúde
               Natali Nicolino também é médica no PSF Politécnica.

               Na sequência, um depoimento do diácono Jaime Correia Guimarães, que contou sua própria história de luta contra o câncer de próstata. Ele foi diagnosticado com a doença e submetido à cirurgia em outubro de 2007.


               Dez anos depois, gozando de boa saúde, diácono Jaime é um dos diretores da Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer - ANMECC, entidade que luta para construir em Unaí o Hospital Regional de Câncer do Noroeste de Minas.

               Segundo ele, sua boa saúde hoje é devida ao diagnóstico precoce e à cirurgia da próstata feita ainda no início da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 90% das mortes poderiam ser evitadas, se o homem fizesse os exames preventivos - PSA do sangue e toque retal. 


"Por vários motivos, o homem vai deixando os exames para depois, postergando a ida ao médico"
               Confirmou o diácono, evocando a experiência própria.

               O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Assintomático na maioria dos casos, não há sensação de dor, 65% dos homens só procuram o serviço de saúde, quando o câncer está bastante avançado. 
               A cada ano, surgem 62.000 novos casos no Brasil.


               Para reforçar a narrativa de que o homem dispõe de pouco tempo para cuidar de sua própria saúde, o aconselhamento do diácono Jaime 

"para que os homens façam os exames preventivos" 
               Foi presenciado por uma plateia composta majoritariamente por mulheres. 

"Como há poucos homens aqui, então levem essa mensagem aos seus pais, maridos, namorados, amigos e familiares"
               Conclamou. 

               A doença foi descoberta no diácono Jaime após exames apontarem alteração no PSA do sangue e o ultrassom revelou o tumor. 
               Felizmente, estava no princípio.


               De acordo com os organismos de saúde (nacionais ou internacionais) que defendem o rastreamento do câncer de próstata, os exames preventivos devem se iniciar entre os 45 e os 50 anos na população masculina geral. 
               Nos negros e homens com histórico familiar, o rastreamento deve ser iniciado entre os 40 e os 45 anos.

               Prevenir ainda é mais barato e menos doloroso que remediar.


               Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS