Em dois dias, bombeiros realizaram duas capturas em bairros da cidade; segundo analista ambiental do Ibama, é comum os filhotes, aprendendo a voar, caírem no chão.
O Corpo de Bombeiros de Montes Claros-MG resgatou nesta Quinta-feira (171228) mais um filhote de tucano, encontrado em uma casa do Bairro Delfino Magalhães.
A ave, de aproximadamente 30 centímetros, foi encontrada pelos moradores da casa, que acionaram os militares; o filhote não estava machucado e foi transportado até o IBAMA.
Este foi o segundo caso registrado na cidade em dois dias. Na manhã desta Quarta-feira (171227), um pássaro da mesma espécie foi encontrado em uma casa no Bairro Santa Laura.
Segundo o analista ambiental do IBAMA, Daniel Dias, a época é de reprodução dos tucanos, o que torna comum o aparecimento dos filhotes na área urbana.
"Essa época de reprodução, que vai de agosto a fevereiro, é comum filhotes aprendendo a voar caírem no chão. Então fica mais frequente esse tipo de captura"
De acordo com o analista do IBAMA, a recomendação nestes casos é primeiro observar se os pais do filhote estão por perto, e se estiverem, "deixar o animal quieto que os próprios pais cuidam".
Se não houver condições, o orientado é chamar o resgate do Corpo de Bombeiros. Ele destaca ainda que a espécie é uma ave típica do cerrado, e que vem ocupando centros urbanos quase no país inteiro.
Os dois pássaros resgatados em Montes Claros-MG estão sob os cuidados do IBAMA.
De acordo Daniel Dias, os animais são avaliados, para depois serem integrados ao meio ambiente.
"No CETAS [Centro de Triagem de Animais Silvestres] o animal é avaliado e daí é determinado os procedimentos que serão realizados. No caso do filhote, se não tem lesão nenhuma, ele é cuidado até ficar adulto e apresentar condições físicas e comportamentais para ser destinado à soltura"
Foto da Espécie: Tucano-toco
Tucano-toco (Rhampastos toco) - ADULTO. A idade é identificada pela mancha negra na ponta do bico e coloração alaranjada que vai surgindo com a idade. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável