Aconteceu nesta segunda, a Abertura Oficial do Museu e das atividades da 11ª Primavera dos Museus, pelo Prefeito Branquinho. Na Oportunidade falou sobre projetos a realizar.
Na noite desta Segunda-feira (170918), a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu a 11ª Primavera dos Museus. O tema deste ano é "Museus e suas memórias", cujas atividades serão desenvolvidas no Museu Municipal Maria Torres Gonçalves, de 18 a 21 de setembro.
O prefeito José Gomes Branquinho participou da abertura oficial do evento, ao lado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Luciana Navarro, e do administrador do Museu Municipal, Luiz Anselmo de Sá.
De Segunda a Quinta-feira, o Museu Maria Torres programou manhãs (a partir das 9:00 horas) e noites (a partir das 20:00 horas) recheadas de atrações artístico-culturais. Na segunda, além da abertura oficial, houve também visitação de estudantes, contação de histórias e, durante a abertura oficial, mostra de artes plásticas e apresentação musical.
Terça e Quarta-feira, haverá visitação de estudantes e contação de histórias pelas manhãs e exibição de filmes durante a noite.
Na Quinta-feira, manhãs de visitas monitoradas e, à noite, sarau literário para encerrar as atividades.
"Museu não é lugar só de coisa velha. Temos uma série de novidades", afirma Luiz Anselmo, administrador do equipamento unaiense. No local, durante a abertura, e em entrevistas à imprensa, ele convidou a população para prestigiar as expressões artístico-culturais que o museu exibirá esta semana.
O Museu de Unaí está preparando, ainda como novidade - revelou Luiz Anselmo - atrativos para a comemoração do centenário de nascimento de dona Maria Torres Gonçalves, escritora que dá nome ao museu. Se estivesse viva, completaria 100 anos de idade no próximo 16 de dezembro, data para a qual devem ser programadas as celebrações.
Entre as ações comemorativas, planeja-se o relançamento do livro "Saga – Hunay de Hontem, Unaí de Hoje". Para muitos, o livro que melhor retratou a história do município unaiense, com seus costumes, seus hábitos, sua cultura, sua gente.
Prefeito fala de projetos
Durante a abertura oficial da Primavera dos Museus, o prefeito José Gomes Branquinho aproveitou para mencionar alguns planos da Administração Municipal.
Ele começou falando da necessidade urgente de se fazer uma reforma no prédio da Prefeitura e na Praça JK. Algumas modificações já estão previstas e o prefeito citou até data de inaugurações.
Ele disse que no dia 20 de outubro, será feita a reinauguração do busto do Prefeito Sebastião Alves Pinheiro – Tão – que fica exposto na Praça JK. O busto de Tão está sendo revitalizado e ganhando uma nova "estrutura". A data (20/10) foi programada por se tratar do aniversário de nascimento de Tão.
Outra novidade diz respeito à iluminação da Praça JK. Segundo Branquinho, uma nova iluminação da praça será inaugurada no Natal.
"A praça está muito mal iluminada.
Vamos inaugurar a nova iluminação com uma Cantata de Natal, com banda e tudo".
O prefeito falou ainda da intenção de firmar parceria com o governo do Estado para a construção de um cinema na cidade. Na parceria, a Prefeitura entra com a doação de um terreno e o Estado faz a obra. O prefeito disse que Unaí solicitará que no espaço destinado seja construído também um teatro.
Ele aproveitou a presença do público para informar que a Secretaria de Cultura e Turismo está elaborando um projeto de levar arte para as praças da cidade, onde talentos unaienses da música, da dança, do teatro e de outras expressões artístico-culturais possam mostrar seu trabalho.
O Arte na Praça está sendo gestado na Secretaria do Turismo - SECTUR.
Aniversário da cidade
As comemorações do aniversário da cidade, em 15 de Janeiro, também foram citadas pelo prefeito, que já tem uma ideia formada de que como a administração realizará as festividades.
Como o dia 15 de janeiro cairá numa Segunda-feira, a ideia do prefeito é festejar o Aniversário de Unaí no Sábado e Domingo anteriores (13 e 14).
Nada de artista de fora.
Todos os shows e apresentações serão feitas por unaienses. Além da falta de dinheiro para contratar shows com artistas de renome, o município quer oferecer oportunidades e reconhecer o talento da prata da casa.
"É a forma que vamos fazer para prestigiar o pessoal de Unaí.
Vamos discutir um cachê com os próprios artistas da cidade e dar a eles a oportunidade de apresentar seu trabalho"
Afirmou Branquinho, que já pediu para SEJEL e SECTUR já começarem a rascunhar o projeto "Aniversário de Unaí".
Ao abordar as Secretarias Municipais de Cultura e Turismo - SECTUR e de Juventude, Esporte e Lazer - SEJEL, o prefeito teceu elogios, porque essas secretarias trabalham com o menor orçamento de toda a Prefeitura. E conseguem fazer.
"Eles se superam, com boa vontade, disposição e com pouquíssimo dinheiro"
Elogiou Branquinho.
Com Informações de: PMUnaí-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável