Partida deste domingo será a primeira da decisão do Campeonato Mineiro; Galo entra com vantagem por ter feito a melhor campanha.
Domingo é dia de ficar com a família, descansar e, à tarde, claro... hora de decisão! Cruzeiro e Atlético-MG escrevem mais um capítulo da história do maior clássico mineiro.
No Mineirão, às 16:00 horas (de Brasília), as duas equipes fazem o primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro. E o encontro entre os rivais envolve muita gula para alguns jogadores. Os azuis querem continuar alimentando a invencibilidade no clássico, enquanto para os alvinegros a missão é acabar com o jejum de nunca se dar bem contra o rival.
E aí, quem vai levar a melhor?
No Cruzeiro, que não perde para o Atlético-MG desde abril de 2015, sete jogadores que começam jogando fazem parte do time daqueles que não sabem o que é para o rival. O goleiro Rafael atuou em quatro clássicos, ganhou três (6 a 1 em 2011, além de 1 a 0 e 2 a 1 na temporada 2016) e empatou um (1 a 1, no ano passado). Na ala dos novatos, o atacante Rafael Sobis, que chegou no ano passado, tem três clássicos: além das duas vitórias deste ano, contabiliza o empate de 1 a 1 do ano passado.
A lista ainda é aumentada com alguns que chegaram nesta temporada: Diogo Barbosa e Hudson (jogaram os dois últimos clássicos) e Thiago Neves, que atuou no último, marcando um dos gols da vitória por 2 a 1. Caicedo é o único estreante.
Os demais titulares, que devem entrar neste Domingo, já perderam para o rival em algum momento. Outro invicto é o técnico Mano Menezes, com quatro jogos. O treinador esteve à frente da Raposa nos empates por 1 a 1 em 2015 e 2016 (ambos pelo Brasileiro), além das duas vitórias deste ano.
No Galo, tem jogador que ainda não sentiu o gostinho de vencer o Cruzeiro e terá outra chance agora. O zagueiro Gabriel, cria da base do time alvinegro, ainda não conseguiu vitória sobre o rival no profissional. São quatro jogos: três derrotas (3 a 2, em 2016, pelo Brasileiro, e as duas deste ano), além do empate por 1 a 1, no segundo turno do Brasileiro do ano passado. Já Robinho tem cinco clássicos e também nunca venceu. No ano passado, perdeu dois (1 a 0, no Mineiro, e 3 a 2, no Brasileiro), além de empatar por 1 a 1, no returno do campeonato Nacional.
Neste ano, esteve nas duas derrotas.
Mesma situação do venezuelano Otero.
Já o lateral Fábio Santos tem três jogos, o do returno do Brasileiro do ano passado e os dois deste ano. Por isso, o jogador está na lista do jejum. Tem também aqueles que chegaram este ano e não conseguiram vencer. Elias atuou só no segundo jogo desta temporada e perdeu. Já o atacante Fred, que chegou no ano passado, tem vitória no clássico, mas só na passagem pelo Cruzeiro, entre 2004 e 2006. No Galo, foram três jogos, com duas derrotas e um empate. O Roger Machado, por ter chegado em 2017, também não venceu o clássico.
Super jejum
Entre aqueles que devem começar o clássico do domingo há um caso interessante: o de Marlone. O meia vestiu a camisa do Cruzeiro na temporada de 2014, mas não conseguiu vencer com a camisa celeste: foram duas vezes que ele entrou em campo, com uma derrota e uma vitória. Já pelo Galo, ele entrou no decorrer da derrota por 2 a 1, no Mineiro.
A vantagem da final é do Galo. O time alvinegro, por ter sido o melhor da primeira fase, consegue o título até com dois empates, ou até uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. Agora é com os donos da bola! Está dada a largada para mais uma final entre Cruzeiro e Atlético-MG.
Confira as informações para o jogo entre Cruzeiro x Atlético-MG:
Data: 30/04/2017, Domingo.
Local: Mineirão, Belo Horizonte.
Escalação do Cruzeiro:
Rafael;
Mayke,
Léo,
Caicedo
Diogo Barbosa;
Henrique
Hudson;
Rafinha,
Thiago Neves (Alisson)
Arrascaeta;
Rafael Sobis.
Desfalques do Cruzeiro: Judivan, Manoel e Ariel Cabral (todos no departamento médico)
Pendurados do Cruzeiro: Ramón Ábila.
Escalação do Atlético-MG:
Victor;
Marcos Rocha,
Leonardo Silva,
Gabriel
Fábio Santos;
Rafael Carioca
Elias;
Marlone (Otero),
Maicosuel
Robinho;
Fred.
Desfalques do Atlético-MG: Rafael Moura (suspenso), além de Luan e Lucas Cândido (departamento médico)
Pendurados do Atlético-MG: Marcos Rocha, Leonardo Silva e Elias.
Arbitragem:
Dewson Fernando Freitas (Fifa), auxiliado por Felipe Duarte Varejão e Diorgynes José Padovani
Transmissão:
TV Globo Minas (Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas),
Premiere (Jaime Júnior e Henrique Fernandes).